A recuperação do mercado de tecnologias da informação deverá começar no segundo trimestre de 2004, sugere um estudo realizado a nível internacional pela Eurocom Worldwide também como a colaboração de gestores portugueses. As conclusões resultam da opinião recolhida junto de 50 por cento dos gestores entrevistados que apontam para uma recuperação do mercado no segundo ou no terceiro trimestre do ano.



Mais de três quartos dos entrevistados (76 por cento) estão mais optimistas relativamente à evolução do mercado de tecnologias que no ano anterior, sendo que apenas 5 por cento dos inquiridos se mantêm pessimistas.



O entusiasmo é mais moderado no que se refere às perspectivas de emprego no sector embora, ainda assim, 57 por cento dos inquiridos acredite que os empregos aumentem nos próximos seis meses. Já para 39 por cento dos inquiridos mantém-se a crença de que o recrutamento de novos colaboradores está suspensão e apenas 4 por cento dos inquiridos antecipam uma quebra no emprego.



Uma larga maioria dos gestores acredita que as vendas vão melhorar face aos valores apurados em 2003 (cerca de 78 por cento) durante os próximos seis meses, contra 34 por cento dos inquiridos que acreditam na manutenção das vendas.



Os autores do estudo consideram que o optimismo dos empresários face à melhoria do emprego em 2004 é sintomático da recuperação do mercado e explicam que este indicador é mais significativo do que o optimismo registado ao nível das vendas. A Eurocom apurou os presentes resultados junto de perto de 200 gestores pertencentes a 16 países no final do ano passado e já início deste ano.



Notícias Relacionadas:

2004-02-17 - Retoma do sector nacional das TMTs começa este ano

2003-04-09 - Empresas tecnológicas europeias acreditam que recuperação pode começar no final de 2003

2003-03-21 - Recuperação na indústria de tecnologias ameaçada pela guerra no Iraque