Na sequência do SAP Business Forum 2005, a SAP Portugal realizou um inquérito subordinado ao tema da Inovação. Entre os 197 gestores que responderam ao questionário, a maioria acredita trabalhar uma organização bastante evoluída e considera que a gestão e escolhas empresariais efectuadas pelas empresas são determinantes para a inovação das mesmas. O mesmo inquérito concluiu que o sector mais inovador é o das Tecnologias de Informação, e que as tecnologias wireless e RFID são os produtos mais evoluídos.

Apesar de os países do Norte da Europa serem exemplos de evolução, 50,3 por cento dos gestores consideram Portugal um país inovador, sendo que a área das Telecomunicações é líder da inovação, seguida das Tecnologias da Informação e da Banca. Já o sector da Administração Pública e a Indústria foram considerados os menos desenvolvidos.

"O inquérito foi realizado com o objectivo de analisar a percepção e propensão dos gestores portugueses face à inovação", refere João Paulo Silva, Director de Marketing da SAP South West Europe. E continua, "o número de respostas obtidas, constitui uma boa base de amostragem de um tecido empresarial competitivo".

A gestão foi considerada como o elemento fundamental para a inovação da empresa, por parte de 37 por cento dos gestores, e 82,8 por cento diz trabalhar numa estrutura inovadora.

Entre os produtos tecnológicos mais inovadores, os wireless e o RFID encontram-se no primeiro lugar, seguidos da navegação GPS e das tecnologias relacionadas com Veículos Eléctricos e Domótica.

Notícias Relacionadas:

2005-04-08 - Oitava edição de SAP Business Forum com maior afluência do que em anos anteriores
2005-04-07 - Empresas encaram TI como ferramenta competitiva para os próximos cinco anos