Realizado anualmente no Dubai, o Gitex Global tem vindo a crescer, atraindo ao Médio Oriente empresas e startups espalhadas pelo mundo, abrindo oportunidades de investimento e expansão de negócios. A organização somou cerca de 200 mil visitantes, somando 6.500 expositores e 1.800 startups, considerando a soma com o evento paralelo Expand North Star (este mais focado a startups e investimento).

O calendário para 2025 já está bastante composto para os eventos Gitex Global, com presença em diferentes territórios. Em Marrocos e Nigéria vão-se realizar eventos focados no continente africano, está marcada a estreia em Singapura na expansão pela Ásia e irá manter-se no Dubai para a região do Médio Oriente.

A Gitex Global anunciou oficialmente a chegada à Europa, naquela que refere ser de grande importância para o sector tecnológico. Numa apresentação que o SAPO TEK esteve presente, Trixie Iohmirmand, vice-presidente executiva do Dubai World Trade Center, disse que a Europa representa um mercado de grandes proporções, mas complexo, abrangendo uma grande população.

Mas pretende manter o objetivo de funcionar como um farol para ajudar as pequenas empresas e startups a entrarem para o mercado, descobrirem o seu potencial, perceber quem é a sua concorrência e crescer. “Tudo se passa tão rápido e se perder o momento, perde-se a oportunidade”, destaca.

Veja na galeria imagens do Gitex 2024:

O objetivo é levar o ADN do evento para a Europa, incluindo os investidores e a escolha de Berlim para realizar o evento, marcado para os dias 21 a 23 de maio, deve-se à sua cultura empresarial e a capacidade tecnológica do país. Trixie Iohmirmand instigou as empresas a mostrarem os seus produtos, a se exporem e procurarem parcerias e investimentos.

Gitex Global 2024
Gitex Global 2024 Trixie Iohmirmand, vice-presidente executiva do Dubai World Trade Center

A chegada à Europa acontece numa parceria com o Conselho Europeu da Inovação (CEI), que resultou na presença no Dubai de iuma grande comitiva composta por cerca de 80 empresas e startups oriundos dos Estados-membros. O presidente do CEI, Stephane Ouaki afirma que atualmente está a decorrer um programa de investimento de 10 mil milhões de euros e que a ligação com a Gitex Global e uma parceria estratégica para a conexão entre a Europa e o mundo. Salienta que existe uma grande percentagem de empresas com portfólio pronto para ser investido e para expansão para todo o mundo.

A tecnologia Quantum, IA e Deep Tech foram destacadas como as principais áreas em desenvolvimento na Europa, segundo apontou Markus Facklam, líder da unidade internacional da Berlin Partner. Destacou ainda que o evento servirá para ouvir as empresas e as suas propostas. E lança o desafio às startups que desejem estar presentes no próximo ano, a começarem a contactar a organização da Gitex Global.

A chegada à Europa deve-se também a uma parceria com o governo do Reino Unido, neste caso com a Tech UK, que representa o tecido tecnológico de inovação das startups espalhadas pelo país. O CEO Julian David deu os parabéns pela escolha de Berlim pelas suas características, e no seu caso pessoal, o gosto pela cidade. E não teve problemas em destacar que quer um “pedaço” do sucesso que o Gitex Global está a ter na África e Médio Oriente.