Já começou o Gitex Global 2024, evento que o SAPO TEK está a acompanhar e que é realizado em conjunto com a Expand North Star. O evento conta com a presença de 6.500 expositores tecnológicos nos dois locais e espera somar 200 mil visitantes, numa representação de mais de 180 países.
Ao contrário da Expand North Star, muito mais focada nos encontros para negócios, realização de pitchs para investidores e menos interessante ao público geral, o Gitex aproxima-se mais de uma CES ou da IFA, apresentando produtos tanto para um mercado B2B como para o consumidor final. Há algumas novidades interessantes, demonstrando que as fabricantes não apenas querem estar presentes no evento do Dubai, como apostam as suas fichas em criar stands verdadeiramente bonitos, onde destacamos por exemplo, o da Epson, com uma bonsai e ecologicamente verdejante.
Veja na galeria imagens do Gitex Global 2024:
A área dos automóveis é talvez a mais impressionante, com a presença do protótipo do Xpeng, mas o SAPO TEK foi anotando diversas curiosidades durante o percurso dos intermináveis corredores do certame. Os robots equipados com inteligência artificial são realmente curiosos, com modelos que replicam de forma assustadora o olhar humano, revelando expressões cada vez mais realísticas.
Os robots presentes no evento permitiam interações através de microfones, mas outros simplesmente reagiam com a aproximação do visitante, fosse a cumprimentar ou a fazer uma pose para a selfie. Os robots de companhia estiveram também presentes em diferentes propostas, alguns equipados com sistemas de deep learning para uma maior personalização de interação com os utilizadores.
Uma das propostas mais curiosas que assistimos foi uma espécie de fogão inteligente, uma proposta da startup Chefee. Um armário frigorífico guarda dezenas de frascos com ingredientes, ligado a um fogão composto por três bicos, com braços automáticos. Basicamente o utilizador só tem de escolher a receita e o sistema cozinha tudo automaticamente. Na verdade, pode mesmo fazer três pratos em simultâneo e o armário apenas tem de ser abastecido uma vez por semana.
A proposta Chefee, com origem no Texas, já foi apresentada do Shark Tank, o conhecido programa de financiamento, mas o responsável pela apresentação não quis adiantar se conseguiu convencer algum tubarão. Uma coisa é certa, cada sistema custa 50 mil dólares e a empresa já vendeu 100, ainda em fase de pré-encomenda. O seu objetivo é continuar a construir mais unidades para que o preço venha a ser mais acessível.
Seguindo os robots, também vimos propostas estranhas, tal como um sistema de bateria com assistência de quatro máquinas para assistir o baterista. Não conseguimos ver como funcionava, mas ficámos curiosas de imaginar quantos braços são necessários para tocar o instrumento.
Os já famosos robots baristas também não faltaram ao evento, fazendo demonstrações de cocktails para as delícias dos espetadores. Os supostos barmans ficaram a olhar, “assistindo” a máquina enquanto esta fazia as misturas, nem mesmo para lavar a loiça, uma vez que o robot até o copo lavava antes da próxima bebida.
Para quem gosta de gaming, a empresa chinesa XEO levou para o evento uma cadeira especial XEO Pod. Trata-se de uma espécie de uma cápsula que “abraça” por completo o jogador, oferecendo uma imersão incrível graças ao sistema de som esférico 360º, composto por 20 colunas distribuídas por 15 canais, num sistema 9.2.4. Juntamente com as sensações hápticas nas costas, os jogadores vão certamente ser envolvidos numa experiência audiovisual 3D. Mas para tal, terão de desembolsar mais de uma dezena de euros, mediante uma das três gamas disponíveis.
Houve tempo para assistir a uma cerimónia da abertura oficial do expositor da União Europeia, com direito a ser cortada a fita azul por Stephane Ouaki, líder do departamento da EISMEA do Conselho Europeu da Inovação, em representação de 12 países da União Europeia.
Uma das propostas curiosas foi a presença de uma mesa de matraquilhos, tecnologicamente “quitada”. A mesa em si e os bonecos estão longe da qualidade que os portugueses estão habituados de encontrar nas antigas tabernas e salões de jogos, mas esta tem alguns detalhes especiais. Os sensores colocados na mesa permitem ter todas as estatísticas necessárias dos jogadores em campo, os passes, remates, golos, entre muitas outras informações.
A startup tem uma parceria com a Bundesliga e os jogadores podem ter informações comparativas com os jogadores do campeonato alemão. Tudo parece um gimmick dos velhos “matrecos”, mas são os sinais de evolução dos jogos tradicionais.
Aqui e ali há tempo para parar e observar. Seja para ver uma máquina de projeção holográfica ou um monitor gigante com projeções que não cobre o que está por trás. Ou mesmo cascatas de água onde são projetadas imagens ou textos.
O evento tem muito a oferecer, mesmo que nem tudo seja interessante para os consumidores, nos seus 28 pavilhões. Desde os cabos para tudo, os stands de baterias, máquinas de impressão de faturas, caixas de multibanco e terminais de pagamento, scanners e impressoras de cartões de visita, sistemas de IA, Blockchain, muitas das marcas e empresas ligadas ao Médio Oriente. Empresas como a Lenovo, Dell e a Huawei levaram soluções de energia e redes, assim como data center e redes de cloud.
Veja-se um conceito de vending machine que encontrámos chamada Gold, Diamond & More, que vende barras de ouro e prata em cápsulas como se fossem latas de refrigerantes ou sandwiches. E a máquina está ligada às cotações oficiais mundiais, com informações apresentadas em tempo real para não ser enganado. Apenas disponível no Dubai, pois claro.
O SAPO TEK vai continuar à procura de “coisas giras” no Gitex Global 2024. Entretanto não deixe de ver a atualização da nossa galeria.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários