
Um tribunal australiano considerou a Google culpada de publicidade enganosa em virtude dos anúncios de terceiros alojados online em serviços da empresa, num caso que pode abrir precedentes para a responsabilização dos motores de busca pelos conteúdos dos seus anunciantes, relata a AP.
De acordo com a agência noticiosa, na decisão conhecida ontem, o tribunal de recurso considera que o alojamento de anúncios suscetíveis de induzir os consumidores em erro por parte da gigante das pesquisas constitui uma violação das disposições legais do país nesta matéria.
A decisão do coletivo de juízes do Tribunal Federal vem contrariar a orientação seguida em setembro de 2011 por um tribunal que considerou que a empresa não era responsável por eventuais violações da lei que regula as práticas comerciais no país por terceiros - mesmo que os anúncios estivessem alojados nos seus serviços.
Esta semana o tribunal de recurso vem defender que a Google compactuou com práticas desleais - e contrárias à lei - ao publicar quatro anúncios que eram apresentados no Google Austrália.
Os anunciantes usavam os nomes de concorrentes como palavras-chave para levar os internautas aos seus anúncios, explica a agência noticiosa. De acordo com os juízes, esta prática tinha como objetivo induzir em erros os consumidores que procuravam online informação sobre os concorrentes.
O caso não é passível de aplicação de multa, mas foi ordenado à Google que impedisse que uma situação semelhante voltasse a ter lugar. Enquanto parte condenada, a gigante das pesquisas terá também de arcar com os custos do processo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Telescópio Hubble: 35 anos a expandir horizontes e a mudar a nossa visão do Universo -
App do dia
E se um jogo lhe der recompensas quando dedica tempo ao estudo? -
Site do dia
Relaxe e limpe as ideias com a ferramenta de mindfullness da plataforma Break Me -
How to TEK
Como configurar a Chave Móvel Digital a partir do smartphone?
Comentários