A Google registou um aumento significativo das suas receitas no último trimestre de 2012, alcançando 14,42 mil milhões de dólares, um encaixe superior em 36% às receitas registadas em igual período do ano anterior.


Os resultados da gigante norte-americana representam um aumento das receitas líquidas na ordem dos 7%, para 2,89 mil milhões de dólares, embora fiquem aquém do que os analistas estavam à espera - situação que os responsáveis da Google haviam já alertado.


Economistas citados pelo New York Time (NYT)referem que a principal fonte de receitas da empresa - as pesquisas a partir de computadores pessoais - registou um abrandamento durante 2012, e que o modelo de negócio do mobile ainda não conseguiu garantir um nível de receitas equivalente.


Tendo como exemplo o negócio da publicidade online, para já, o mais lucrativo para a Google, os resultados durante 2012 mostram uma transferência das pesquisas a partir de computadores desktop para as buscas realizadas a partir de tablets e smartphones: as pesquisas a partir de computadores pessoais caíram de 77% para 73% (a quinta descida trimestral consecutiva, relativamente ao período homólogo), enquanto as realizadas a partir de dispositivos móveis cresceram quatro pontos percentuais durante o mesmo período, representando 27% do negócio dos motores de busca da Google.


O problema avançado pelos analistas reside no facto de o custo por clique (CPC) praticado pela Google para os dispositivos móveis ser 16% mais baixo do que o praticado nos desktops, o que não garante o mesmo nível de receitas. Por outro lado, a entrada do Facebook com um novo serviço de pesquisa social é também vista pelos analistas citados pelo NYT como um forte concorrente ao negócio de pesquisa da Google.


"Estamos ainda a trilhar um território desconhecido devido às rápidas mudanças nesta área, mas estou muito otimista" afirmou o CEO da Google, Larry Page, numa conference call após a divulgação dos resultados. Falando do Custo por Clique, Page reconheceu que este deverá aumentar a partir dos dispositivos móveis, "à medida que os dispositivos também melhorarem".


Os resultados da Google relativos ao último trimestre de 2012 não refletem ainda os resultados obtidos com a entrada da empresa no mercado dos dispositivos móveis - período durante o qual a Google refere ter vendido cerca de 1,5 milhões de tablets e smartphones Nexus.


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