O motor de pesquisa na Internet Google anunciou que adquiriu a Applied Semantics, uma companhia que produz software que analisa o conteúdo dos sites da Web de forma a disponibilizar publicidade adequada. Esta empresa é ainda responsável por aplicações dirigidas para o mercado de nomes de domínio e de gestão de informação empresarial.

A aquisição constitui a maior de sempre até hoje realizada pelo Google, que foi criado em 1998 e opera o motor de busca mais popular da Web. Os termos do negócio não foram divulgados, mas a empresa de pesquisa online espera que esta aquisição permita alargar os seus programas de busca e publicidade, incluindo a sua oferta de anúncios adaptados a determinados conteúdos que tem vindo a aumentar de popularidade.

O Google obtém receitas mediante a venda de anúncios, também conhecidos como listagens pagas, que surgem no topo da página dos resultados de pesquisa por determinadas palavras ou frases. Este negócio demonstrou ser uma das formas mais lucrativas de publicidade online, tendo no mês passado o Google alargado o seu âmbito com um programa que permite colocar anúncios em sites externos da Web.

Nos termos desse programa de direccionamento de conteúdos, os anúncios do
Google surgem em sites de companhias parceiras, mediante uma tecnologia que pode compreender o assunto abordado num determinado sítio da Web e
seleccionar os anúncios apropriados para serem exibidos. A Applied Semantics, que emprega 40 funcionários e tem sede em Santa Mónica, no estado norte-americano da Califórnia, desenvolve uma tecnologia semelhante denominada CIRCA.

Inicialmente, o Google entrou em contacto com a companhia de forma a ponderar a realização de parcerias, mas rapidamente decidiu que a aquisição total da empresa era mais apropriada. O software AdSense da Applied Semantics permite que as editoras
compreendam os temas essenciais de diferentes sites da Web, ficando a saber desta forma, por exemplo, quando a palavra jaguar se refere a um animal ou a um carro. Alguns analistas afirmaram que este negócio do Google pode também ser considerado como uma medida defensiva para impedir que a sua concorrente
Overture Services entre no mercado da publicidade contextual.

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