A consolidação da sua presença no mercado chinês terá motivado a venda da participação que o Google detinha no Baidu, um motor de busca local. O Google detinha apenas 2,6 por cento do capital mas terá conseguido um lucro significativo com a sua venda.
A administração do Google defendeu já por diversas vezes que a presença da empresa no segundo maior mercado mundial de Internet é considerada estratégica, pelo que têm sido experimentadas várias abordagens diferentes. Numa primeira fase o Google assumiu uma participação no principal motor de busca da China, mas acabou por experimentar uma abordagem directa.
Para que o Google pudesse ser acedido a partir da China a empresa teve de fazer várias cedências, nomeadamente bloqueando o acesso a conteúdos considerados politicamente sensíveis. Essa atitude gerou críticas intensas da parte das organização de defesa de direitos cíveis e alguma desconfiança, sobretudo porque ao mesmo tempo a empresa mantinha um braço de ferro com o Governo norte-americano, a quem não queria fornecer dados relacionados com a pesquisa de conteúdos na área da pornografia infantil.
Com a saída do capital da Baidu o Google admite querer concentrar-se no seu próprio negócio, embora tenha menor quota de mercado do que o motor de busca local.
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