O Google apresentou ontem as condições do IPO - Initial Public Offering - mais aguardado dos últimos tempos, que está a movimentar o mercado accionista a um ritmo que faz recordar o período antes da bolha. Sem ter ainda especificado o preço nominal das acções a colocar em bolsa, o Google deixou já claro que não vai submeter-se aos métodos tradicionais de Wall Street e que conta utilizar a Internet como forma preferencial de recepção de ordens de compra do seu capital.

O modelo que o Google pretende seguir diferencia-se ainda do habitual por colocar todos os potenciais investidores em pé de igualdade, não dando qualquer vantagem aos institucionais. Geralmente operações deste tipo implicam a emissão de determinado volume de acções dirigidas a investidores de topo.

Em conferência de imprensa o co-fundador da empresa, Larry Page afirmou que "o Google não é uma empresa convencional e não pretende vir a sê-lo", cita a Associated Press.

A dispersão de capital em bolsa deverá permitir ao motor de busca americano um encaixe de 2,7 mil milhões de dólares, tendo em conta que a avaliação deverá rondar os 20 mil milhões de dólares.

A gestão do IPO está a cargo da Morgan Stanley e do Credit Suisse First Bóston. O preço das acções está a ser definido com base na performance da empresa que no primeiro trimestre deste ano obteve lucros de 64 milhões de dólares, numa duplicação dos resultados atingidos no mesmo período do ano passado.

O Google conta actualmente com 1900 empregados e processa cerca de 220 milhões de pesquisas diariamente. Ocupa a liderança deste mercado com uma quota de 35 por cento, seguida de perto pelo Yahoo que detém uma quota de 20 por cento e da Microsoft que controla 15 por cento do mercado de motores de busca online. O encaixe da operação servirá também para reforçar a presença da empresa no mercado, investindo em novas funcionalidades que lhe garantam vantagens competitivas face aos seus concorrentes.

Para já não está definida uma data para o início da transacção das acções no Nasdaq e em Wall Street. Sabe-se apenas que serão criadas duas classes de acções que garantem aos sócios fundadores direitos de votos de 10 para um face à generalidade das acções colocadas.

Notícias Relacionadas:
2003-08-07 - Google reforça serviço de publicidade relacionada

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.