Dez meses depois de ter entrada em bolsa o Google é hoje a companhia mais valiosa do mercado superando as principais concorrentes na área dos media, incluindo a própria Time Warner que factura dez vezes mais que a empresa gestora do motor de busca mais utilizado no mundo. O Google tem hoje uma capitalização bolsista de 80 mil milhões de dólares, contra os 78,1 mil milhões de dólares da Time Warner.




Na sessão de ontem do Nasdaq a empresa fechou com uma cotação de 293,12 dólares, num ganho por acção de 2,18 dólares, acumulado ao longo da sessão no principal índice tecnológico. De sublinhar que quando dispersou o seu capital em bolsa o Google valia 85 dólares por acção e vários analistas apontavam para uma possível sobreavaliação.



Hoje uma pool de trinta analistas, consultada pela Reuters, prevê que os títulos continuem a subir e possam chegar aos 325 a 350 dólares por acção.
Estendendo a comparação a outras companhias o Google continua líder nas preferências de investimento com números que denotam a preferência dos investidores.
Comparativamente ao concorrente directo Yahoo este tem hoje um valor de mercado 27 mil milhões de dólares inferior ao do Google. O gigante Walt Disney vale 55 mil milhões.



A luta mais directa é mesmo travada com a Time Warner adquirida há cinco anos atrás pela AOL por 106 mil milhões de dólares. a operação deu origem a um gigante de media e pela primeira vez misturou negócios de media tradicional e new media, até então trabalhados em lógicas completamente distintos. A integração de ambos os negócios e o período pós-bolha contribuíram para a empresa perder parte do seu valor e interesse para o mercado.



Notícias Relacionadas:

2005-02-02 - Google com vendas recorde no último trimestre de 2004


2004-08-20 - Acções do Google sobem 18% no primeiro dia de cotação em bolsa

2004-07-26 - Google define preço das acções para dispersão em bolsa