A Google anunciou hoje o lançamento de uma nova ferramenta de apoio às pesquisas realizadas através do seu motor de busca. O Instant Previews torna possível uma pré-visualização dos resultados de uma pesquisa, para ajudar o utilizador a encontrar mais rapidamente o que melhor responde às suas necessidades, explica a Google em comunicado.



Quando o utilizador obtém os resultados de uma pesquisa e começa a percorrê-los, a funcionalidade permite uma comparação visual entre os vários sites sugeridos pelo motor de busca, sem que seja necessário abrir cada um destes endereços.



Na pré-visualização disponibilizada para cada site são destacados conteúdos relevantes em função dos critérios de pesquisa que o utilizador tinha assinalado, como os locais onde aparece o termo pesquisado pelo utilizador.



A empresa antecipa que a nova funcionalidade pode ser útil para quem já esteve num site e procura referências rápidas para identificá-lo, entre vários sobre o mesmo tema, ou para quem procura sites com imagens e que assim pode perceber mais rapidamente se estas satisfazem ou não as suas necessidades, logo a partir da caixa de pré-visualização.



Para experimentar esta nova funcionalidade é necessário passar e clicar no ícone da lupa que surge à direita de cada resultado. A acção desencadeia uma pré-visualização do website em questão.



Recorde-se que ainda recentemente a Google melhorou o serviço de pesquisa com o Google Instant, que dotou o seu serviço online de capacidade para antecipar os critérios de pesquisa do utilizador - ao completar uma palavra ou frase à medida que esta é escrita - e fornecendo os resultados para cada opção, quase em simultâneo.



A nova funcionalidade fica disponível a partir de hoje em inglês e nos próximos dias evolui para 40 línguas, incluindo o português. Pode ser experimentada aqui.