O consumo de música transformou-se outra vez. Agora as faixas dos artistas são consumidas em grupo, através do streaming, e muitas das vezes em playlists ou em “disposições”. Quer uma banda sonora para uma tarde de sol? Precisa de música a condizer para quando vai ao ginásio?



As grandes tecnológicas já se aperceberam da mudança e em vez de estarem a criar os seus próprios serviços, estão a comprar empresas na área que já têm boa parte deste trabalho desenvolvido. E tal como os rumores anteciparam, a Google comprou a Songza, aquela que é considerada como uma das aplicações com melhor curadoria de música.



O serviço Songza faz uso de DJ's, músicos profissionais e especialistas da área para criar as bandas sonoras apropriadas a cada momento. Como as sugestões são feitas por humanos e entendidos na matéria, muitos acreditam que este é um dos segredos do êxito da aplicação.



Espera-se agora que a gigante dos motores de busca aplique os conhecimentos da Songza a serviços como o All-Access e como o YouTube, que em breve também se vai estrear no segmento da música por streaming.



Desta forma a tecnológica de Mountain View responde à Apple que este ano já fez um negócio milionário nesta área, com a aquisição da Beats.



Os termos do negócio entre a Google e o Songza não foram revelados, mas relatos anteriores apontavam que um acordo custaria sempre mais do que 15 milhões de dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico