A gigante tecnológica anunciou, no seu evento anual Google for India, que vai abrir um novo laboratório de pesquisa em inteligência artificial no país. Situado em Bangalore, o Google Research India fará parcerias com investigadores indianos, enquadrando-se na rede global de especialistas em IA da empresa.

Jay Yagnik, vice-presidente da Google AI e fellow do departamento de engenharia, refere num post, que o projeto quer levar a investigação em IA para o próximo nível, pondo-a ao serviço dos desafios que a população indiana enfrenta, tendo, assim, dois grandes objetivos. O primeiro será fazer avançar a área das ciências computacionais e da inteligência artificial na Índia, reunindo, para tal, uma equipa de especialistas vindos de todo o país. Já o segundo passará pela aplicação dos progressos feitos pelos investigadores nos domínios na saúde, da agricultura e da educação, através de aplicações e serviços.

Mesmo ainda antes de estabelecer o seu primeiro laboratório de inteligência artificial na Índia, a Google já tinha desenvolvido alguns projetos que têm por base esta tecnologia no país. Tal como indica o website Venture Beat, a 18 de setembro, a empresa anunciou que quer expandir o seu sistema de IA de previsão de cheias, o qual notifica os residentes de regiões prestes a ser afetadas das medidas que devem tomar. Além disso, em fevereiro deste ano, a tecnologia que desenvolveu para detetar doenças oculares começou a ser utilizada em hospitais na região indiana de Madurai.

O novo laboratório da empresa de Mountain View na Índia junta-se a uma extensa rede de centros de pesquisa em IA da Google, que conta com oito equipas de investigação na América do Norte, oito na Europa e Meio Oriente e duas na Ásia.