A Google estará prestes a acordar o pagamento de uma quantia recorde para pôr termo ao processo que enfrenta nos EUA por,
alegadamente, ter ultrapassado de forma ilegal os mecanismos de proteção da privacidade dos utilizadores do browser da Apple.

A polémica estalou no início do ano, com a denúncia do caso por parte do Wall Street Journal, e é a mesma fonte que agora dá conta de que a gigante das pesquisas estará em vias de chegar a um acordo com as autoridades no valor de 22,5 milhões de dólares (18,3 milhões de euros).

A confirmar-se o montante referido, estaremos perante a maior sanção alguma vez aplicada pela Federação Internacional do Comércio (FTC) contra uma só empresa, escreve a mesma fonte, citando responsáveis oficiais que não quiseram ser identificados.

Em causa está o alegado recurso por parte da Google a código de programação que lhe permitiu ultrapassar um mecanismo de segurança do Safari que impede a criação de cookies associados a uma funcionalidade do Google+.

O código em causa permite contornar as restrições e recolher informações sobre a navegação dos utilizadores do browser em computadores e dispositivos móveis e vender publicidade, sem autorização dos visados.

Após as denúncias a Google veio publicamente garantir que tinha deixado de recorrer a esta prática, afirmando ainda que os cookies em causa não recolhem dados pessoais.

Para além da investigação por parte do regulador americano, a companhia enfrenta um processo na União Europeia, conduzido Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés (CNIL), que juntou as denúncias ao processo em curso sobre a mudança de política de privacidade levada a cabo pela empresa no início do ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes