A GoParity aumentou a sua comunidade pelo segundo ano consecutivo e terminou 2021 com mais de 18.000 pessoas e empresas a utilizar a plataforma. O montante investido no ano passado ascendeu aos 10,4 milhões de euros, quase o triplo do valor investido até 2020, com as métricas de impacto social e ambiental a acompanharem a evolução.
A plataforma de investimento de impacto explica que o seu número de utilizadores quase duplicou em comparação com os 9.146 utilizadores registados no final de 2020. Há 69 nacionalidades entre os investidores, sendo que os países de origem com maior afluência são Portugal, Espanha, Brasil, Itália, França, Alemanha e Holanda. No entanto, a GoParity destaca que apenas 23% são mulheres.
Ao todo, já foram financiados 142 projetos. Por contraste, até 2020, tinham sido financiados 70. A empresa indica que só em 2021 foram financiados mais projetos do que desde o lançamento da plataforma em setores que vão da saúde à educação, passando por agricultura, moda ecológica, mobilidade eléctrica, energias renováveis, economia azul, aquicultura sustentável, cooperativas e regeneração, em países como Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Lituânia, Brasil, Colômbia, Peru, Equador ou Uganda.
Clique nas imagens para mais detalhes
Na última semana de 2021 a GoParity lançou o primeiro projeto no Quénia, que está agora aberto a financiamento. Dos 10,4 milhões de euros emprestados, mais de 2,8 milhões de euros já foram devolvidos, com juros, aos investidores, em comparação com 700 mil euros até 2020. A empresa afirma que, até à data, não há nenhuma falência entre os promotores financiados.
Até dezembro de 2020, o valor total investido na plataforma era de 3,8 milhões de euros. Em 2021 foi investido quase o dobro, 6,5 milhões de euros, com a empresa a ultrapassar o volume de investimento angariado nos quatro anos de atividade anteriores.
“Notámos um claro ponto de inflexão no nosso crescimento desde setembro de 2020”, afirma Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity citado em comunicado. O responsável afirma que o que justifica os montantes atingidos em 2021 é uma combinação de fatores, onde se destaca também a entrada da Mustard Seed Maze e da Critical Software no capital da empresa.
A empresa indica que os projetos financiados evitam todos os anos a emissão de 22,2 mil toneladas de dióxido de carbono todos os anos, tendo impactado positivamente 61 mil pessoas e criado mais de 4.500 postos de trabalho em dez países do mundo.
No que toca a perspetivas para 2022, a GoParity indica que o crescimento da comunidade e a entrada em novas geografias, como África, estão nos seus planos. Atrair mais investimento corporativo é também uma das metas e já foi lançado um esquema voluntário de compensação de emissões de carbono e um modelo de oferta de investimentos de impacto como incentivo aos colaboradores.
“O nosso foco para 2022 é atrair novos investidores para a plataforma, chegar a mais países e trazer novas soluções de investimento digital para continuar o nosso caminho de tornar as finanças de impacto o novo normal”, sublinha Nuno Brito Jorge. Em 2022 a empresa espera duplicar novamente a sua comunidade e o montante investido, alcançando a marca dos 38.000 utilizadores e dos 24 milhões de euros em investimento total.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários