A tecnologia desenvolvida pela Kolor permite unir fotos e criar imagens panorâmicas e vídeos em 360 graus para produzir conteúdos esféricos em alta definição, nos quais o utilizador pode navegar ao estilo Google Street View, escolhendo o ângulo das imagens e movendo o ecrã para vários lados como se estivesse no próprio local. O resultado pode ser visto na Internet, através de aplicações móveis, ou em dispositivos realidade virtual, uma caraterística que diferencia a tecnologia da Kolor face a outras do mesmo género.



Com a aquisição a GoPro quer dar novas ferramentas a quem captura imagens através das suas câmaras e a possibilidade de, de forma simples, as transformar em conteúdos mais ricos.



A empresa já garantiu que em breve vai ser possível tirar partido dos conteúdos criados a parir de dispositivos como os Gear VR da Samsung, ou os Oculus Rift, da Oculus VR, ambos ainda em fase experimental. Já é possível descarregar o vídeo e assistir ao conteúdo a partir dos Google Cardboard, outro projeto experimental.



Para assinalar a aquisição e o que pode a tecnologia da Kolor trazer de novo ao seu portfólio, a GoPro lançou um vídeo gravado em 360 graus para mostrar o que é possível fazer com o software da empresa francesa. A experiência 360, a partir de um browser de Internet(só funciona no Chrome) é possível utilizando setas, que permitem mover o ângulo da imagem para todos os lados.



A realidade virtual é um domínio que está a cativar o interesse de várias empresas de tecnologia, incluindo dos gigantes mais mediáticos. Da Google diz-se que tem dezenas de engenheiros a trabalharem numa versão do Android para dispositivos de realidade virtual, para além de ter lançado o projeto experimentalCardboard.



O Facebook também está a apostar em força neste mercado, através da Oculus VR, que adquiriu. O projeto Morpheus da Sony é outro exemplo de investimento na área da realidade virtual.



Em relação à GoPro este foi o primeiro sinal dado pela marca do interesse na realidade virtual, mas já se antecipava a existência de uma estratégia da marca para diversificar o negócio e ir além da criação e venda das câmaras fotográficas que a tornaram conhecida e que são hoje usadas por esquiadores, surfistas e outros praticantes de desportos radicais em todo o mundo.



No final do ano passado, o The Wall Street Journal, citava fontes próximas à empresa para garantir que em 2015 a GoPro começaria a fabricar drones. A previsão ainda não se concretizou, mas o ano ainda tem muitos meses pela frente e o CEO da fabricante foi confrontado com a questão durante uma apresentação no Consumer Electronic Show no início do ano e também não a desmentiu.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico