O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior agenda para amanhã às 10h45 a cerimónia de lançamento do "processo de colaboração" entre o Estado e o MIT - Massachusetts Institute of Technology. O evento vai decorrer no Centro Cultural de Belém e conta com a presença do Primeiro-ministro José Sócrates e o Chanceler do MIT, Phillip Clay.



Recorde-se que a parceria com o MIT tem sido alvo de polémica depois do ex-responsável pela Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico, José Tavares, ter interpelado o Primeiro-ministro em público sobre os avanços nas negociações com o organismo de investigação americano.



José Tavares, que abandonou a UCPT em ruptura com o Governo, revelou que um acordo final com o instituto estava travado pela discordância de um ministro com os termos da parceria, informação que foi desde logo desmentida pelo Governo.



O executivo divulgou depois que os contactos estabelecidos com o MIT até à data não eram conclusivos e que os termos concretos da parceria - que pode levar à abertura de uma delegação do instituo em Portugal e ao desenvolvimento de projectos a vários níveis - estavam por fechar.



A cerimónia de amanhã já tinha sido noticiado esta manhã pelo Jornal de Negócios que cita fonte oficial do MIT para dizer que desde o encontro com o Governo português, no passado dia 30 de Janeiro, as duas partes continuam a explorar "áreas de interesse comum" com o objectivo de ver como é "possível relacionar a vertente educacional com projectos de pesquisa", diz o jornal.



Notícias Relacionadas:

2006-01-20 - MIT e Mariano Gago garantem que nada está decidido relativamente à vinda do instituto para Portugal

2005-11-17 - José Tavares demite-se da Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico