A startup portuguesa vai receber um prémio de 40 mil dólares e viajar até ao Chile por um período de sete meses numa oportunidade para desenvolver o seu negócio.

Incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a empresa, foi a única portuguesa de entre as 85 startups mundiais selecionadas para o programa.

A tecnologia da WiseNetworks pega em toda a informação medida, processando-a e disponibilizando-a numa plataforma online. Através dos dados resultantes é depois possível acionar ou programar sistemas de rega e configurar vários tipos de avisos, explica-se num comunicado enviado à imprensa.

Com a medição de grandezas atmosféricas e de crescimento da planta é traçado um perfil meteorológico que permite tirar conclusões quanto à melhor forma de gerir o seu cultivo e tratamento, bem como prevenir surtos de calor ou doenças que condicionem a colheita.

Todo o sistema é sem fios e auto-configurável, o que permite a alteração da distribuição dos pontos de medição conforme desejado, em qualquer altura

A rede de contactos propiciada pelo StartupChile vai potenciar o desenvolvimento do produto e aumentar as oportunidades de internacionalização da empresa, um dos principais objetivos da participação na iniciativa chilena, sublinha Tiago Sá, CEO da empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico