O Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa deu a conhecer a criação do Prémio Ideia.Simplex, uma iniciativa que tem como meta estimular a capacidade de inovação no âmbito da simplificação por parte daqueles que exercem funções públicas.

O prémio, que se realizará anualmente, visa escolher a melhor ideia de simplificação legislativa ou administrativa e será atribuído segundo o parecer de um júri constituído por três membros, um designado pela Secretária de Estado da Modernização Administrativa, um pelo Painel de Acompanhamento do Programa Simples e um terceiro escolhido pelo patrocinador do Ideia.Simplex.

O concurso é aberto a "todos os trabalhadores que exerçam funções públicas, a título individual ou em grupo, independentemente da modalidade de constituição da relação jurídica de emprego público ao abrigo da qual exerçam as respectivas funções", explica o regulamento do prémio.

Os galardões dividem-se em três escalões, com o primeiro a valer 2.500 euros, o segundo 1.500 euros e o terceiro 1.000 euros.

Os interessados em participar deverão apresentar ideias que tenham por efeito reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e ou empresas, ou simplifiquem os procedimentos na administração central e ou local.

As propostas devem sem entregues até ao final do dia 14 de Novembro deste ano, sendo formalizadas através do preenchimento do documento electrónico disponibilizado na página do Simplex.