O ministro da ciência, tecnologia e do ensino superior, Mariano Gago, admitiu hoje estar a ser estudada a possibilidade de avançar com um programa de requalificação de licenciados, que ajude a combater a falta de recursos especialização nas área de Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta requalificação teria sempre em conta a formação base dos candidatos e seria uma forma de ajudar a ultrapassar a falta de mão-de-obra especializada nesta área, de que as empresas tanto se queixam.
O plano foi revelado por Mariano Gago na cerimónia de inauguração das novas instalações da Novabase onde Rogério Carapuça, presidente da tecnológica nacional, voltou a referir esta falta de recursos como um entrave ao desenvolvimento de projectos na empresa, que acolhe todos os anos cerca de 200 novos profissionais da área.
"Uma das limitações ao nosso crescimento é muitas vezes a falta de mão-de-obra especializada no mercado", referiu.
Mariano Gago fez eco das afirmações revelando que o Governo tem vindo a estudar o assunto, á luz da única experiência do género realizada na Europa, que teve lugar na Dinamarca, segundo o ministro, com grande sucesso.
"Espero que avance um programa de requalificação de licenciados de todas as áreas para as TIC. É algo que gostaríamos de explorar muito rapidamente, tendo em conta a área básica de formação", detalhou o ministro.
À margem do encontro, o TeK questionou Mariano Gago sobre o plano mas o ministro escusou-se a avançar mais pormenores, alegando que ainda está a ser estudada a forma como poderia ser implementado no terreno.
A Novabase concentrou no Parque das Nações a generalidade das suas actividades, até ao início deste ano dispersas por vários pontos da capital e arredores. Na cerimónia de inauguração das novas instalações, a empresa acolheu uma cerimónia de entrega de bolsas a seis funcionários e um futuro colaborador, para a frequência do mestrado que coloca em parceria a universidade americana de Carnegie-Mellon e a Universidade de Coimbra (Master of Software Engineering).
O evento acolheu ainda a cerimónia de comunicação dos primeiros resultados de uma formação intensiva em TIC e inglês, dada pela instituição a jovens do ensino profissional, no âmbito de um programa em que se promete a leccionar anualmente três semanas de formação intensiva a 60 jovens deste tipo de ensino.
Notícias Relacionadas:
2008-01-29 - ANETIE quer melhorar competências na formação de TI
2007-10-29 - Inquérito da ANETIE apura lacunas na formação de profissionais de TI
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários