Desta vez não é Bill Gates mas sim Steve Ballmer que assina com o Governo português uma nova versão do Memorando de entendimento inicialmente realizado em 2006 e que cobria vários projectos que se estendiam à área de influência de vários ministérios.

A nova versão do Memorando (designado Memorando de Entendimento 2.0) vai abranger uma dezena de Ministérios, entre os quais a Administração Interna, Obras Públicas Transportes e Telecomunicações, Economia e Inovação, Finanças e Administração Pública, Saúde, Justiça, Cultura, Presidência do Conselho de Ministros, Educação e Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

Segundo informação da Microsoft, o acordo prevê um conjunto de medidas de natureza prática, em 4 áreas chave do Plano Tecnológico, mais especificamente a área da Educação, Economia, Segurança e Modernização da Administração Pública

Na área da Educação a colaboração envolve a "modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino, implementação de diversos programas, com vista à disponibilização de software, conteúdos, formação e certificação no uso das tecnologias de informação no processo de aprendizagem".

O acesso gratuito e facilitado à tecnologia para Empresas recém constituídas é o acordo para a área de economia portuguesa, integrando naturalmente software da própria empresa. Já a nível da segurança a tecnologia prevista no acordo prevê o combate à criminalidade infantil online e prevenção de ataques e desastres, com a implementação em Portugal do Projecto CETS - Child Exploitation Tracking and Investigation System. O acordo prevê ainda a colaboração com "as autoridades competentes em medidas proactivas de prevenção e mitigação de ameaças à segurança informática nacional".

Na área da modernização da Administração Pública portuguesa será feita formação aos funcionários e prevê-se o apoio do Simplex na Administração Local que abrange a disponibilizar gratuita do Microsoft Virtual Earth às autarquias locais.

Na área do Governo central a Microsoft vai apoiar a Iniciativa de Partilha de Serviços disponibilizando a sua arquitectura orientada a serviços. No próximo ano será também disponibilizada uma plataforma aplicacional de suporte ao registo electrónico de pacientes em colaboração com o Ministério da Saúde.

Em Maio o Governo e a Microsoft tinham dado como executadas as medidas previstas no Memorando assinado em 2006.