O novo Governo
vai criar uma Unidade de Missão para o Plano Tecnológico "que substituirá as estruturas existentes" nesta área, disse hoje o Primeiro-ministro num discurso na Assembleia da República. Este novo organismo terá como objectivo apresentar no prazo de seis meses "um conjunto das medidas intersectoriais de impulso à inovação".



José Sócrates explicou a medida com a necessidade de intervir rapidamente na área tecnológica e da inovação, reafirmando que "o Plano Tecnológico é a primeira das nossas prioridades de acção política". O novo Governo vai avançar com três medidas prioritárias nesta área fazendo aprovar já no próximo Conselho de Ministros o "programa que vai permitir colocar mil jovens formados em gestão e tecnologia em Pequenas e Médias Empresas", anunciou Sócrates.



A par com esta iniciativa o Primeiro Ministro reafirmou outra das promessas do programa pré-eleitoral que previa aumentar o investimento em Ciência e Tecnologia até final da legislatura, fazendo-o passar para 1 por cento do Produto Interno Bruto.
A terceira medida prevista tem a ver com a introdução do inglês no ensino básico, mais concretamente a partir do terceiro ano, prevista já para o próximo ano lectivo nas escolas englobadas em agrupamentos escolares.



A intervenção do Primeiro-ministro foi omissa no que respeita às estruturas abrangidas por esta reestruturação. Da mesma forma, a intervenção não refere as estratégias do novo Governo para a área da sociedade da Informação, cujas políticas são hoje coordenadas pela UMIC, recentemente transformada em Agência para a Sociedade da Informação.



Notícias Relacionadas:

2005-03-18 - Programa de Governo aposta nas novas tecnologias para desenvolvimento económico

2005-02-21 - PS reafirma aposta na inovação e formação após vitória eleitoral

2005-01-25 - PS coloca Plano Tecnológico no centro do programa eleitoral