![Governo tem novo assistente virtual para ajudar a esclarecer dúvidas na área do comércio, serviços e restauração](/assets/img/blank.png)
O Governo lançou um novo assistente virtual onde pode solicitar informações, de forma permanente, à Direção-Geral das Atividades Económicas, que foi desenvolvido no âmbito do Programa Simplex. As informações podem ser acedidas de qualquer equipamento, seja um PC, tablet ou smartphone, através da nova ferramenta que está em fase experimental de atendimento virtual no website do órgão público.
Poderá pedir esclarecimentos nas áreas do Comércio, Serviços e Restauração, bem como a temas relacionados com matérias fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da União Europeia, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga, como exemplos dados.
A plataforma foi desenvolvida através de inteligência artificial e está disponível para atendimento 24/7. O sistema permite atendimentos simultâneos, sem qualquer fila de espera para ser atendido. A mesma ferramenta de atendimento virtual vai ser também utilizada pela Direção Geral do Consumidor, com informações sobre conflitos de consumo, meios de resolução alternativa de litígios, garantias dos bens e livro de reclamações.
![assistente virtual governo assistente virtual governo](/assets/img/blank.png)
Apesar da nova ferramenta, caso necessário, os utilizadores mantêm o acesso a um atendimento direto, seja por telefone ou email para a colocação de questões.
Estando em testes, a plataforma vai sendo afinada, com melhores mecanismos de atendimento, introdução de filtros inteligentes com informações mais relevantes. João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, “esta ferramenta é um excelente ponto de partida da utilização de modelos de inovação baseados em Inteligência Artificial, permitindo simplificar o trabalho da Administração Pública colocando-o ao serviço do comércio e serviços e da defesa do consumidor”.
Maria de Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa diz que este é mais um passo na transformação dos serviços públicos, aproximando pessoas e empresas, seja por vias digitais ou presenciais. “Esta é também uma solução assente na colaboração entre serviços, que permite criar melhores soluções através da partilha de conhecimento e recursos na administração pública”, acrescenta.
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