O Green Project Award decidiu este ano abrir uma nova categoria para distinguir os projetos de Tecnologias da Informação que revelem ser sustentáveis. As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 31 de maio.

“Depois de quatro edições e da entrada numa fase de amadurecimento do projeto, considerámos que fazia sentido alargar este movimento pelo desenvolvimento sustentável, introduzindo novas categorias que permitissem valorizar os projetos que até aqui não se reviam nas categorias existentes, e tão abrangente como I&D ou Produtos e Serviços”, explicou ao TeK José Manuel Costa, presidente da GCI, uma das organizadoras do Green Project Awards.

A área das TI não é a única a estrear-se na quinta edição do prémio que pretende criar um movimento rumo ao desenvolvimento sustentável. Ao todo são três novas categorias que foram adicionadas, juntando-se às quatro já existentes nas edições anteriores, sendo agora abarcadas a Agricultura, Mar e Turismo; Investigação & Desenvolvimento; Information Technology; Gestão – Eficiência & Recursos; Produto e Serviço; Rock in Rio Atitude Sustentável GPA; e Campanha de Mobilização.

José Manuel Costa admite que entre os candidatos da categoria de TI espera encontrar projetos inovadores que promovam a sustentabilidade por via das novas tecnologias, permitindo reduzir o consumo de recursos, aumentar o acesso à informação e melhorar o desempenho dos projetos, produtos e serviços.

“Esta área procurava o seu lugar na categoria Produtos e Serviços, mas a verdade é que aí competia com candidaturas muito diferentes na sua génese, dada a abrangência do tema. Agora o Green Project Awards criou o espaço que faltava às tecnologias de informação, e espera receber muitas candidaturas, que serão avaliadas por um júri especializado e coordenado pelo Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Pedro Norton”, sublinha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador