A Beeper, empresa que no final do ano passado desafiou o poder da Apple e o monopólio do iMessage, foi comprada pela empresa que controla o WordPress e o Tumblr, a Automatic. Até final deste ano, a equipa da Beeper e de outra app de messaging comprada em 2023 pela Automattic prometem lançar um novo serviço, capaz de centralizar numa mesma app a utilização de diferentes serviços de mensagens. Esta nova app vai funcionar com iPhones, telefones Android e no PC, segundo o The New York Times.

As duas equipas vão começar a trabalhar no novo projeto conjunto daqui a duas semanas numa reunião que vai acontecer em Portugal, como adiantou também Eric Migicovsky, CEO da Beeper que vai passar a dirigir as duas equipas ao jornal, o mesmo que há uns anos deu nas vistas com a criação do smartwatch Pebble.

A app lançada pela Beeper no ano passado permitia que um utilizador Android criasse uma conta no serviço de mensagens da Apple, o iMessage, e passasse a comunicar com os utilizadores daquele ecossistema sem diferenciação. Acabava, por exemplo, com os balões verdes que envolvem as mensagens “não Apple” - as mensagens dentro do ecossistema aparecem no iMessage envolvidas num balão azul e as que vêm de fora num balão verde.

A aplicação que permitia ainda que os utilizadores Android enviassem mensagens encriptadas e vídeos em alta resolução para iPhones conseguiu 100 mil utilizadores em três dias, o tempo que a Apple levou a reagir, fazendo alterações ao iMessage que fizeram a Beeper Mini deixar de funcionar.

A Beeper nasceu com o propósito de criar uma solução para unificar o acesso e utilização de todos os serviços de mensagens que o utilizador usa numa mesma app e num mesmo ecrã. Eliminar as barreiras entre Android e iPhone é um dos grandes desafios desta fragmentação do mercado.

Paralelamente, em 2023 a Automatic comprou outra aplicação para iOS que centraliza num mesmo local o acesso e utilização de diferentes serviços de messaging, a Texts. É esta tecnologia que será agora fundida com a da Beepers.

O negócio com a Beeper terá custado à Automattic 125 milhões de dólares, segundo o Financial Times, o que deve ter algum significado no que se refere ao potencial da tecnologia.

O fundador da Automattic admitiu ao NYT que numa altura em que os reguladores começam a olhar para este tema com mais atenção é de esperar que as soluções abertas comecem a ser valorizadas e aumentem o seu potencial. A Beeper Mini, além de irritar a Apple, que alegou questões de segurança para bloquear o acesso ao iMessage, pode também ter sido a gota de água para o processo que a companhia enfrenta agora nos Estados Unidos por abuso de posição dominante. A ação movida pelo Departamento de Justiça não nasce especificamente por isso, mas o caso é referido pela acusação.