No final do segundo trimestre deste ano o Grupo PT mantinha a liderança destacada no número de acesos directos, com 92,9 por cento de quota de mercado, apesar das quebras constantes que têm sido registadas devido à pressão dos novos operadores. Os números, ontem revelados pela Anacom, indicam que existiam em Junho 3,14 milhões de acessos directos, numa redução de 0,1% face ao trimestre anterior.



A Anacom indica ainda que em termos de acessos o Grupo PT tem sofrido uma quebra mais acentuada nas linhas analógicas desde o início de 2004, o que o regulador atribui à diminuição do serviço fixo e ao crescimento das ofertas em pacotes dos operadores de televisão por cabo e Internet. Estes novos operadores viram o número de clientes de acesso directo aumentar 8,4% no segundo trimestre deste ano.



Em termos de tráfego realizado na rede fixa, a tendência de quebra mantém-se, perdendo este trimestre mais 2,2 por cento em relação aos dois primeiros meses do ano, novamente em resultado a acentuada redução do tráfego de acesso à Internet por dial-up.




O tráfego de voz registou, porém, uma ligeira subida, com mais 0,9 por cento do que no trimestre anterior, aumentando também em 1,1 por cento o número de chamadas. De acordo com o comunicado da Anacom, esta subida deveu-se sobretudo às chamadas para números móveis e tráfego de chamadas realizadas para números internacionais.



No acesso indirecto o tráfego aumentou também de forma tímida, com mais 0,5 pontos percentuais do que no período anterior, situando-se nos 20,3 por cento. O Grupo PT continua aqui a perder quota, com 74,9 por cento do tráfego de voz e 74,8 por cento das chamadas.



A informação da Anacom indica ainda que no segundo trimestre existiam 22 entidades habilitadas a prestar serviço telefónico fixo, estando 14 em actividade.

Notícias Relacionadas:

2005-07-15 - Rede fixa continua a perder tráfego devido à redução das ligações dial-up

2005-05-04 - Queda acentuada no tráfego de Internet dial-up motiva redução de tráfego na rede fixa

2005-02-14 - Portugueses fazem mais chamadas na rede fixa em casa entre as 21 e 22 horas