A Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (CEC) anunciou hoje uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo na região e atrair novas ideias.
Já está online um portal Web onde é disponibilizada toda a informação sobre o projecto, que pretende acolher novas ideias e avaliar a sua viabilidade.



A partir do portal vai ser possível submeter ideias e projectos, numa espécie de consultório online, para apoio a novas iniciativas. As ideias submetidas - e identificadas como de maior potencial - serão analisadas e avaliadas e podem receber aconselhamento personalizado sobre mecanismos de financiamento disponíveis e oportunidades de cooperação a nível tecnológico.


A avaliação das propostas submetidas ficará a cargo do painel Talento & Inovação que, segundo a organização, é constituído por "especialistas internos e externos com competências e experiências multidisciplinares, ao longo do ciclo de inovação".


Em comunicado, a CEC explica que o Interface - nome dado ao projecto - quer dar a Guimarães "um papel de liderança na área do empreendedorismo entre as pequenas e médias cidades europeias".



O projecto integra-se no cluster Cidade, um dos quatro pilares da programação do evento Guimarães Capital da Cultura que terá lugar no próximo ano. Esta vertente visa fomentar o pensamento estratégico através das indústrias culturais e criativas, explicam os promotores.