A crise dos semicondutores e componentes essenciais para a produção de equipamentos eletrónicos continua sem fim à vista. A pandemia continua a impor limitações nas cadeias de produção, levando à escassez da matéria-prima essencial seja para construir computador, smartphones ou automóveis.
“Nos nossos dados ainda não verificamos de uma forma muito expressiva o efeito causado pela falta de chips”, já tinha sublinhado Rui Reis, key account da GfK. "Embora o efeito não seja ainda visível nos dados de venda auditados, alguns fabricantes revelam alguma preocupação com a potencial falta de stock, em particular para o último trimestre de 2021 e princípio de 2022”.
Na indústria dos videojogos a crise não passou ao lado e até se intensificou quando a Sony e a Microsoft mantiveram os seus planos de lançamento dos novos modelos PlayStation 5 e Xbox Series X|S em novembro de 2020. Um ano depois do seu lançamento há muitos fãs que ainda não tiveram oportunidade de adquirir a sua consola, problemas que são potenciadas em épocas de maior procura como o Natal.
Veja na galeria imagens da PlayStation 5
As duas fabricantes continuam a repor stocks de forma muito limitada, e se muitos esperavam um esforço adicional para a época natalícia, a Sony já havia comunicado que a sua oferta estava condicionada, não só pela falta de componentes, como também constrangimentos logísticos. As suas projeções de produção foram reduzidas de 16 para 15 milhões de unidades até ao fim do seu ano fiscal que acaba no final de março de 2022, nos melhores cenários. E no último trimestre a Sony já registou uma diminuição das vendas por falta de stock. Cenário que poderá ficar mais negro com o agravamento da pandemia que se está novamente a registar.
O que dizem Nintendo, Sony e Microsoft em Portugal?
O SAPO TEK quis compreender melhor o cenário no mercado português e perguntou às fabricantes representadas em Portugal sobre a situação para este Natal, assim como algumas das principais grandes superfícies de retalho. Mas as respostas não são muito animadoras, num misto de “sorte” e organização para tentar entregar o máximo de consolas aos seus clientes.
Fonte oficial da Sony Portugal diz que não está autorizada a responder às questões de stock, segundo o representante da empresa. Remata para o que está a ser divulgado a nível internacional, não sabendo quantas consolas PS4 e PS5 vai conseguir colocar no mercado no Natal.
Além da Sony e Microsoft, a Nintendo também lançou recentemente o seu novo modelo Switch OLED, e mais uma vez, foi apanhada neste turbilhão de falta de componentes. Isso significa que os jogadores que procuravam fazer o “upgrade” à sua consola vão ter dificuldades em adquirir. No caso da Nintendo a situação não é tão preocupante, porque em termos de hardware toda a família da consola é bastante semelhante e se a vontade de novos utilizadores for muita, há sempre alternativas com os modelos anteriores.
"Estamos a crescer em relação ao ano anterior, que recorde-se, foi o melhor ano da Nintendo Switch em Portugal", Fonte Oficial da Nintendo Portugal
A Nintendo Portugal, através de fonte oficial, disse ao SAPO TEK que a quantidade de consolas para o Natal “irá depender da procura, claro, mas poderá existir alguma escassez, especialmente no que toca a certos modelos”, referindo-se obviamente à nova OLED. A Nintendo diz que este ano mantém a liderança registada no ano passado, “e estamos a crescer em relação ao ano anterior, que recorde-se, foi o melhor ano da Nintendo Switch em Portugal”.
Não havendo consolas suficientes para o Natal, a fabricante não quis comprometer-se para os próximos tempos, salientando que “o futuro é sempre incerto, mas, para já, o que está planeado é uma reposição de stock de consolas durante o próximo trimestre (ainda que em quantidades reduzidas)”.
Veja na galeria fotos da Xbox Series X
A resposta do porta-voz oficial da Microsoft Xbox Portugal sobre a disponibilidade das consolas Xbox não foi muito diferente das restantes. “A Xbox Series X|S serão reabastecidas durante todo o ano, mas a procura permanece elevada. Estamos a trabalhar o mais rapidamente possível com os nossos parceiros fabricantes e retalhistas para acelerar a produção e o envio, de forma a acompanhar a procura sem precedentes”. Vontade de vender existe, claro, mas a Microsoft também não está imune à situação global.
Basta visitar os websites de algumas grandes superfícies, como o El Corte Inglês que diz que está esgotada no momento; a Worten e a FNAC nem listam a Xbox Series X no seu catálogo, demonstrando igual falta da consola mais poderosa da Microsoft. Muitos jogadores estão mesmo a decidir comprar a Series S, a versão mais económica da consola, mas longe do potencial do modelo mais poderoso, nos diversos bundles disponíveis.
Grandes superfícies vão tentar garantir o máximo de stock possível
Um pouco por todo o mundo faz-se sentir o fenómeno das fabricantes alocarem stock nas lojas e plataformas online, apenas para verem as consolas voarem em pouco tempo. Quando uma plataforma como a Amazon diz que a PS5 está em primeiro lugar como “best selller” com a mensagem ao lado a dizer que está esgotada, é um reflexo daquilo que acontece em todo o lado. E quem consegue stock acaba por, de uma forma ou de outra, se “aproveitar” para vender produtos adicionais.
No caso da Amazon, as consolas estavam apenas disponíveis para subscritores do serviço Prime. Ou então, os chamados “scalpers” que conseguem apanhar o máximo de consolas para as vender mais caras. Basta espreitar no KuantoKusta para ver lojas a vender a PS5 por mais de 800 euros, na oferta mais barata e acima dos 1.100 euros na mais cara.
Sem uma palavra firme por parte das representantes diretas das três fabricantes de consolas em Portugal, não seria de esperar uma resposta em sintonia por parte de quem as vende. Do lado da Worten, a fonte oficial diz que “está a desenvolver esforços importantes, para, de forma planeada e antecipada, garantir que não há atrasos muito significativos na entrega da mercadoria e assegurar o stock nas lojas”. Mas admite que devido à escassez do fornecimento deste tipo de produtos a nível mundial, são os próprios fornecedores que têm feito entregas a “conta-gotas”. Basicamente todo o stock que chega é recambiado para as lojas.
"Já temos filas de espera enormes, sobretudo para a compra da PS5", Fonte Oficial do El Corte Inglês
Já a fonte oficial do El Corte Inglês afirma que tem recebido várias unidades das diferentes consolas, mas diz não ter capacidade de garantir uma unidade para todos os clientes, “uma vez que já temos filas de espera enormes, sobretudo para a compra da PS5”. Pedro Falé, diretor comercial da FNAC Portugal diz que vai ter todas as consolas disponíveis para o Natal, apesar da limitação de stock no mercado geral. “Mesmo com estas condicionantes, estaremos focados, tal como ao longo de todo o ano, em apresentar a melhor oferta de produtos e serviços aos nossos clientes”.
Há um aumento de procura em relação ao ano passado
Apesar da escassez, a Worten diz não ter sentido uma maior procura por consolas face ao ano passado. “No entanto, o facto de existirem poucas unidades das novas consolas faz com que algumas pessoas possam sentir-se tentadas a avançar, nesta fase, com a compra”. A FNAC também diz que a procura das consolas está em linha com o registado no ano passado, que é elevada. “Com o aproximar do Natal e tendo em conta que nos encontramos na altura da Black Friday, estamos a prever que esta procura registe um valor acrescido, sobretudo no que diz respeito a artigos na área da tecnologia”.
Veja imagens da Nintendo Switch OLED
Olhando para os mais procurados durante a Black Friday, a PlayStation 5 nem aparece entre as consolas dos 25 produtos mais procurados, demonstrando que os utilizadores parecem conformados em não conseguir a sua unidade. A Switch esteve em segundo lugar entre os mais procurados do mês de novembro, mas na sexta-feira de Black Friday foi listado em último lugar. Neste mesmo dia, a Xbox Series X ocupou o 14º lugar nos produtos tecnológicos.
Para o El Corte Inglês, este ano notou uma procura superior que no ano passado, sobretudo a PlayStation 5 que “já se tornou um artigo altamente desejado pelos clientes”. Diz também ter muita procura pelo modelo OLED da Switch, por ser uma consola nova. Mas pela Xbox não notou grandes diferenças na procura.
Apesar da falta de stock das novas consolas, as grandes superfícies afirmam que não estão a registar uma maior procura dos modelos anteriores. No caso da PS4, o El Corte Inglês diz que já quase não existe stock do modelo no mercado. Já a versão standard da Switch diz ser uma consola que continua a vender bastante e “apesar do lançamento da nova versão, principalmente pela redução de preço que sofreu, o que a torna uma consola muito apetecível”.
"Sendo a mais recente consola da Sony, é também a mais procurada, logo é natural que nos exija um maior esforço para garantir as quantidades desejáveis nas lojas", Fonte Oficial da Worten
Das três consolas mais recentes, a PlayStation 5 é a que regista maiores dificuldades em disponibilizarem unidades, ainda que a FNAC afirme que vai disponibilizar stock para todas, mesmo em quantidades limitadas. “Sendo a mais recente consola da Sony, é também a mais procurada, logo é natural que nos exija um maior esforço para garantir as quantidades desejáveis nas lojas”, reforça a Worten.
Sobre medidas adicionais para garantir consolas aos seus clientes, as grandes superfícies procuram trabalhar com os seus fornecedores para entregar o máximo de unidades no Natal. Mesmo a nível de pré-reservas, devido à intermitência dos stocks, a Worten diz não ter ativo nenhum sistema para as consolas “precisamente porque os fornecedores não dão garantias a 100% da data de entrega da mercadoria”.
A FNAC também não está a aceitar reservas, direcionando a comunicação para os seus clientes com cartão Aderente Fnac, ou seja, dando prioridade aos mesmos sobre as datas de chegada do stock disponível. Já o El Corte Inglês está a “realizar listas de reservas, sem compromisso, por ordem de chegada e vamos contactando os clientes à medida que vamos recebendo os artigos”.
Seja em Portugal, como no resto do mundo, a crise dos semicondutores promete, segundo os especialistas, promete continuar até 2023. As primeiras falhas de stocks começam a sentir-se, não só ao nível de consolas, como outras tecnologias. E ao mesmo tempo que escasseiam, os preços dos produtos também tendem a aumentar. Nesse sentido, se procura uma consola para o Natal, deverá estar muito atento às (eventuais) reposições de stock, ou começar a mentalizar-se em outras opções de gaming, como os computadores ou os serviços de cloud gaming.
Este artigo integra o Especial CRISE DOS CHIPS: ONDE NOS AFETA, COMO SE RESOLVE E QUE PAPEL ASSUME A EUROPA?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários