
De acordo com os resultados, apresentados durante o III Encontro Nacional no PACT - Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, o projeto conta com um investimento de 30 milhões de euros, com 60% desta verba a estar alocada a atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, com foco na área do gaming.
Com uma equipa multidisciplinar, o consórcio está focado na produção de videojogos que consigam competir no mercado internacional. Citado em comunicado, Miguel Campos, líder do consórcio, avança que neste momento o eGames Lab está a preparar o lançamento do jogo Rail Rescue, estando em desenvolvimento títulos como Hanno.
Além do jogo que foi finalista do Games Developers Conference (GDC) Pitch em 2024. desta lista também fazem parte World Trivia Quest, da WalkMe Mobile; The Kause, da WOWSystems e Fapptory; além de HooverShock, da Redcatpig.
Ainda em maio, a FootAR recebeu o prémio de Melhor Aplicação na VR/AR World Expo 2025, descrito como o mais prestigiado evento asiático dedicado à realidade aumentada e realidade virtual, que decorreu em Xangai.
O consórcio tem vindo a ganhar outras distinções, como o prémio Best Poster Award (2024), atribuído ao trabalho científico “Assessing Physical Activity Levels While Playing Exergames de Realidade Virtual: A Pilot Study” na 12.ª Conferência Internacional de Investigação e Tecnologia em Ciências do Desporto.
O trabalho, realizado por Mário Teixeira, Hildegardo Noronha, Pedro Campos e Cíntia França, teve como objetivo investigar o impacto dos videojogos com realidade virtual na atividade física de adultos saudáveis.
Já o artigo científico "Eidolon: Exploring the Complexities of Prolonged Grief Disorder Through a Digital Game", desenvolvido por Filipe Tomé, foi selecionado como finalista na Student Game Competition da CHI 2025, a maior conferência mundial na área de Interação Humano-Computador.
Nas palavras de Miguel Campos, o eGames Lab “está a trabalhar diretamente com o ecossistema nacional, enquanto um todo, tendo como objetivo que todas as entidades beneficiem e que o sector, no mínimo, duplique a sua dimensão”.
Com vista a aprofundar as atividades de investigação do projeto, o consórcio conta também com parcerias com entidades como a Carnegie-Mellon University, ID&T, IT Copenhagen University e com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Recorde-se que o consórcio conta, ao todo, com 22 entidades que ambicionam estabelecer em Portugal um cluster para a indústria criativa dos videojogos, desenvolvendo uma indústria de videojogos com capacidade de exportação global.
Entre estas entidades incluem-se WOWsystems, Fapptory, Yacooba, Redcatpig, Infinity Games, Footar, Walkme Mobile, 4Spiro, Solvit, Júpiter Wisdom, Greener Act, Subtle Nomad, NOS, Dream Expctation, IST-ID, CMF, Startup Madeira, ACIF, APCA, AFTM, PACT e AJEM.
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