As gigantes da electrónica Hitachi e Mitsubishi Electric decidiram juntar as suas operações na área dos semicondutores na criação de uma nova empresa que se denominará Renesas Technology.



Com uma capitalização de 50 mil milhões de ienes (406 milhões de euros), em que a Hitachi contribuirá com 55 por cento e a Mitsubishi os restantes 45 por cento, a nova empresa será constituída em Abril do próximo ano. Prevê-se que venha a ter 27.200 funcionários e no seu primeiro ano fiscal deverá gerar pelo menos 900 mil milhões de ienes (7,4 mil milhões de euros).



Segundo o noticiado pela Associated Press, uma das operações chave a fundir será a produção de sistemas integrados de larga escala ou circuitos LSI, uma espécie de semicondutor usado em telemóveis e aplicações digitais.



As duas gigantes da electrónica afirmaram que através da criação da parceria pretendem ser mais rápidas na produção de dispositivos para a área das tecnologias da informação, tentando acompanhar outras empresas que actualmente também estão a acelerar o seu desenvolvimento de produtos.



A agência noticiosa refere ainda que as alianças entre antigos rivais estão a aumentar entre as empresas de electrónica japonesas devido ao abrandamento económico e à emergência de novos rivais em outros países asiáticos.



Notícias Relacionadas:

2002-09-30 - Comissão Europeia aprova parceria entre Agere, Infineon e Motorola

2002-07-30 - AMD, Infineon e UMC aliam-se para o desenvolvimento de semicondutores da próxima geração

2002-07-05 - Mitshubishi desenvolve tecnologia de comunicações móveis de redes Peer-to-Peer

2002-06-05 - Hitachi adquire unidade de discos rígidos da IBM

2002-04-17 - IBM e Hitachi colaboram no desenvolvimento de tecnologias de storage