"O Brasil é o país do mundo com a maior taxa de crescimento de fãs do basquetebol" e "está num momento único em que as marcas olham para esta tribo urbana, para este movimento que existe", frisou André Costa, na quinta-feira, no último dia da primeira edição da Web Summit no Rio de Janeiro.

O Brasil é uma aposta atual, e para o futuro da Hoopers - que tem como finalidade conectar jogadores, fãs, entusiastas do Basquetebol - na esperança que as portas do gigante mercado sul-americano se possam abrir para esta startup portuguesa que nasceu em 2020 e que já conta uma comunidade com cerca de 15.000 membros, concentrados em Espanha e Portugal.

"O mercado onde nós estamos [Brasil] tem uma escala completamente diferente dos mercados onde operamos atualmente" e a missão da Hoopers passa por capitalizar em cima dessa escala e dobrar o número de membros

"O objetivo é crescer muito rápido aqui no Brasil tirando partido da massa humana que aqui existe e que atualmente tem cerca de 70 milhões de fãs da nossa modalidade", frisou o responsável da Hoopers, empresa que participou na que é considerada uma das maiores conferências internacionais de tecnologia através do apoio da Startup Portugal.

O trabalho desta startup é a interação entre os espaços físicos e o mundo digital.

"Desenvolvemos projetos que tem a ver com a recuperação de campos desportivos, com intervenções urbanas, em cima disso, construímos toda uma variável de conteúdos, produtos e usamos a tecnologia para casar cada uma destas peças", explicou o responsável, que teve sempre uma ligação familiar ao basquetebol.

"Eu acho que eu passei uma boa parte da minha vida dentro de um campo de basquete, seja num pavilhão, na rua e dentro desse processo todo, foi sempre olhando para aquilo que eram as dificuldades que uma comunidade tinha e a fragmentação existente, pessoas dispersas em múltiplas plataformas e ainda com dificuldades de funcionar coisas tão básicas como encontrar um campo para jogar, conectar-me com a comunidade local, e aceder a conteúdos e produtos de forma fácil", disse.

Conheça as 25 startups portuguesas que vão estar presentes no Web Summit Rio
Conheça as 25 startups portuguesas que vão estar presentes no Web Summit Rio
Ver artigo

O evento tecnológico, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016, e vai manter-se na capital portuguesa até 2028. A empresa anunciou recentemente a expansão para o Médio Oriente, com a Web Summit Qatar prevista para o início de 2024.

Participaram nesta edição no Rio de Janeiro mais de 21.367 participantes de 91 países e 974 startups, representando 28 setores

Portugal esteve representado na Web Summit Rio por 25 startups, a segunda maior delegação estrangeira, em áreas ligadas, entre outras, ao software, educação ou inteligência artificial.