A HP confirmou os rumores que vinham circulando sobre a preparação de um plano de reestruturação da companhia agressivo que irá levar ao despedimento de 14.500 empregados, à reorganização das áreas de negócio e à simplificação da estrutura organizacional da empresa, que passa a ter menos hierarquias. O objectivo é gerar poupanças anuais de 1,9 mil milhões de dólares, permitindo maiores níveis de crescimento e melhorando a performance de negócio do gigante americano das tecnologias.



O programa prevê a integração das equipas de vendas e marketing nas várias unidades de negócio, com o objectivo de conseguir uma maior aproximação ao cliente e promover uma maior integração com as principais áreas de negócio. Isto implica a dissolução da área de negócio de Customer Solutions - que até agora se responsabilizava pelas vendas a grandes empresas, PMEs e sector público - e a sua integração nas áreas de negócio de Technology Solutions, Imaging and Printing e Personal Systems.



Todas as áreas irão ainda sofrer um conjunto de ajustes operacionais, que têm como objectivo eliminar redundâncias, e serão feitas alterações ao programa de reformas de funcionários em vigor para os Estados Unidos. Entre as principais alterações contam-se uma redução do montante atribuído pela HP para os programas de reforma e o congelamento das reformas antecipadas.



Em comunicado, a administração da HP explica que as medidas alinhadas deverão libertar fundos, que serão reinvestidos no negócio para tornar a HP mais competitiva e permitir uma melhoria na capacidade de foco dos gestores e empregados, que passam a reportar a uma estrutura mais simples menos hierarquizada.



As reduções de pessoal previstas terão lugar ao longo dos próximos seis trimestres. Os primeiros resultados do plano deverão ser sentidos já neste exercício e poderão variar entre os 900 e os 1050 milhões de dólares. No ano fiscal de 2007 a HP estima tirar já o máximo proveito do plano atingindo poupanças de 1,9 mil milhões de dólares. A grande maioria (1,6 mil milhões de dólares) deve resultar de poupanças com custos laborais.



As áreas mais afectadas pelos despedimentos serão as áreas de suporte como as de tecnologias da informação, recursos humanos e financeira, áreas que a HP considera poderem tornar-se mais eficientes com a reengenharia de processos. As áreas menos afectadas serão as vendas e a investigação e desenvolvimento, diz o mesmo comunicado, acrescentando que será lançado um programa de rescisões amigáveis para os empregados das áreas visadas nos Estados Unidos.



Notícias Relacionadas:

2005-07-18 - HP prepara milhares de despedimentos para reduzir custos

2002-09-26 - Hewlett-Packard dispensa mais 1.800 funcionários em todo o mundo

2001-07-27 - Hewlett-Packard vai efectuar seis mil despedimentos e prevê quebras nas vendas