A Hewlett-Packard anunciou a contratação de Leo Apotheker para CEO da empresa. O executivo ocupou funções idênticas na SAP por um período de cerca de dois anos, depois de uma longa carreira na empresa alemã de software empresarial, onde acabou por não ver o contrato renovado.



Apotheker assegura agora nova oportunidade de gestão na HP que há cerca de dois meses estava sem presidente executivo, depois de Mark Hurd ter sido afastado do cargo na sequência de uma investigação que o acusou de assédio e irregularidades nas despesas realizadas.



O executivo alemão tem 57 anos e ascendeu à presidência executiva da SAP em Abril de 2008. Enquanto assumiu as funções nunca reuniu consensos e também não foi bem sucedido na estratégia que implementou, para assegurar o crescimento da empresa.



A sua nomeação para liderar os destinos da HP não gerou uma boa reacção dos mercados, provocando a descida dos valores das acções da empresa.



A administração da HP assegura, no entanto, que "Leo tem pensamento estratégico e uma paixão pela tecnologia, a que junta uma rica experiência global e provas de disciplina operacional - exactamente o que procuramos num CEO", cita a imprensa internacional.



Hoje, Leo Apotheker já garantiu que expandir o negócio de software da HP será uma prioridade de topo na sua gestão. "O software é o que nos dá certeza que as várias partes da nossa tecnologia encaixam correctamente", disse numa conferência telefónica.




Recorde-se que Mark Hurd também já não está no desemprego. Após a saída da HP foi contratado pela Oracle, num processo que motivou até algum desentendimento entre as empresas, entretanto resolvido.