O momento em que será conhecido o vencedor da corrida pela aquisição da 3Par pode ainda não estar para breve. Dell e HP continuam a digladiar-se numa sucessiva apresentação de propostas em que vão cobrindo as ofertas da concorrente. O cenário voltou a mudar já ao final do dia de ontem, com a HP a subir a parada e a oferecer um valor por acção 11 por cento superior ao que a Dell se tinha mostrado disponível para pagar.

Depois de, durante a manhã de ontem, a Dell ter coberto a oferta feita pela HP no início da semana, mostrando-se disposta a dar 24,30 dólares, em dinheiro, por cada acção da 3Par, a HP reafirma o seu interesse na aquisição da empresa de armazenamento virtual de dados e oferece 27 dólares por título.

"Vinte e sete dólares por acção, em dinheiro, ou um valor global pela empresa de 1,8 mil milhões de dólares" (cerca de 1,4 mil milhões de euros), lê-se no comunicado publicado online pela HP, que (tal como a Dell) espera que a transacção seja concluída até ao final deste ano.

O mês tem sido animado para a empresa de storage, que se vê disputada pelas duas fabricantes e cuja última oferta de aquisição atribui às suas acções um valor quase três vezes superior aquele que lhes era reconhecido antes da primeira proposta de compra apresentada pela Dell a semana passada, faz notar a Associated Press.

Na altura, a fabricante anunciou o seu interesse em adquirir todas as acções ordinárias da 3Par, oferecendo 18 dólares, em dinheiro, por cada título. Esta segunda-feira foi a vez da HP revelar que também estava interessada no negócio, mostrando-se disponível para pagar 24 dólares por acção. Ontem, a Dell "contra-atacou" acrescentando 30 cêntimos de dólar ao valor de cada acção, mas o movimento não parece ter intimidado a concorrente, que elevou a sua oferta para os 27 dólares por título.

Entretanto, a HP aproveitou também o dia de hoje para anunciar a aquisição da Stratavia. A empresa de gestão de informação, sediada em Denver, EUA, "vem consolidar o portefólio da HP na área de Software & Solutions, acrescentando soluções de gestão, configuração e desenvolvimento às aplicações e bancos de dados empresariais", reforçando também as soluções de cloud computing da fabricante, lê-se no comunicado à imprensa.