A Hewlett-Packard afirmou ontem que a sua rival Dell irá lançar a sua própria marca de impressoras e que, em reacção, a HP iria deixar de vender os seus produtos à companhia de Michael Dell, terminando assim com o contrato de revenda de impressoras que mantinha com a fabricante de computadores, informou a Reuters.



A Dell tinha já afirmado anteriormente que pretende entrar no negócio das impressoras, provavelmente ainda durante este ano. Contudo, ainda não explicou até agora como irá fazer isso. Ontem, um porta-voz citado por aquela agência de notícias recusou-se a comentar se está para breve a concretização de um acordo sobre impressoras, embora tenha afirmado que a Dell tinha sido surpreendida pela decisão da HP.



Alguns analistas explicaram que a Dell poderá tentar conquistar uma parte do lucrativo mercado dos tinteiros para impressoras ou desencadear uma guerra de preços com vista a destabilizar a unidade mais rentável da HP, que se tornou na maior fabricante mundial de PCs ao adquirir a Compaq em Maio.



Considerada como uma potencial parceira da Dell, a Lexmark, segunda maior fabricante de impressoras nos Estados Unidos, rejeitou já por várias vezes responder a questões sobre um acordo com a Dell.



Mike Maher, porta-voz da Dell, afirmou à Reuters que a sua empresa deveria continuar a comercializar impressoras com a marca da HP que adquire através de distribuidores.



Alguns executivos da HP disseram, por sua vez, que a quota da Dell no que respeita às vendas de impressoras pela HP é insignificante, representando cerca de dois dias das vendas anuais deste tipo de periféricos pela Hewlett-Packard e que outros revendedores tinham já concordado em assinar contratos em troca dos volumes de vendas à Dell.



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