
A Huawei inaugurou um novo polo de investigação e desenvolvimento em França. O Centro Lagrange, focado na Investigação e Desenvolvimento (I&D) nas áreas de matemática e computação, reúne na região de Ile-de-France cerca de 30 cientistas provenientes de vários pontos do mundo.
O trabalho desenvolvido no Centro Lagrange, que está sob a responsabilidade do Professor Merouane Debbah, Diretor de I&D da Huawei França, será partilhado com o meio académico e a comunidade científica. Tendo em vista a troca de conhecimentos, serão organizados seminários em colaboração com vários parceiros de investigação, como o Institut des Hautes Études Scientifiques, a École Normale Supérieure e outras instituições internacionais.
Em comunicado, William Xu, CEO da Huawei França e responsável da área de Investigação Estratégica, indica que o Centro Lagrange “é uma plataforma aberta aos matemáticos de todo o mundo, cujo objetivo fundamental passa por levar a cabo trabalhos de investigação que nos permitam ir além dos limites, e cujos resultados vão beneficiar toda a indústria”.
Já Valérie Pécresse, Presidente do Conselho Regional da Ile-de-France, sublinha que a região, que conta com 3 mil investigadores, representa a “maior concentração de matemáticos do mundo”, lembrando também que tem “três universidades entre as 10 primeiras do ranking de Xangai, incluindo a primeira, Paris-Saclay.
“Esperamos ver este centro evoluir para uma base real, no sentido de ultrapassarmos os limites fundamentais da investigação, apoiando as inovações científicas e tecnológicas revolucionárias, compromissos aliás necessários se quisermos fazer progressos significativos, especialmente no campo da Inteligência Artificial", enfatiza Merouane Debbah.
A nível internacional, a Huawei emprega mais de 200 mil colaboradores, entre eles cerca de 90 mil exclusivamente dedicados a I&D, uma área onde a empresa investiu 15,9 mil milhões de dólares, perfazendo 15,3% da sua receita de 2019. Ao todo, o investimento da Huawei em I&D ao longo da última década ultrapassa já os 84 mil milhões de dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários