A IBM criou com a fabricante chinesa de computadores Great Wall Computer uma joint venture para a produção de servidores, poucos dias após ter vendido a sua unidade de computadores pessoais à também chinesa Lenovo.




A International Systems Technology Company - nome da empresa resultante - será detida em 80 por cento pela IBM e nos restantes 20 por cento pela Great Wall e representa essencialmente uma reformulação de uma parceria anterior entre as duas partes, denominada International Information Products (IIP).




A IIP dedicava-se actualmente ao fabrico de ThinkPads, servidores e outros computadores para a IBM numa fábrica em Shenzhen. Mas o acordo de venda estabelecido recentemente com a Lenovo (ver Notícias Relacionadas) poderia conduzir a uma situação complicada entre as duas empresas chinesas, rivais naquele mercado, e por isso, mediante a joint-venture agora criada, a IBM propôs-se adquirir a parte da Great Wall na International Information Products, vendê-la à Lenovo e criar então a International Systems Technology Company.




Segundo a informação veiculada pela imprensa chinesa, a joint venture deverá entrar em produção a partir do segundo trimestre do próximo ano.




Notícias Relacionadas:

2004-12-09 - Venda da unidade de PCs da IBM à Lenovo concretiza-se por 1,75 mil milhões de dólares


2004-12-03 - Unidade de computadores pessoais da IBM pode estar à venda