A IBM vai ampliar o suporte que actualmente concede ao sistema operativo Solaris da Sun Microsystems para cobrir produtos da família de servidores x86 e Blade. Desta forma, e com base no acordo estabelecido entre as duas empresas, a IBM distribuirá subscrições Solaris para soluções como BladeCenter HS21 e LS41 e para os servidores IBM x3650, x3755 e x3850.



Com esta parceria ambas as empresas vêm alguns objectivos concretizados. Se por um lado a Sun consegue alargar a presença do Solaris a um maior número de produtos de hardware, a IBM consegue oferecer aos seus clientes uma gama mais ampla de sistemas operativos. Actualmente, a Big Blue já dispõe da sua própria variante de Linux (AIX) e também trabalha com Windows, para além de distribuir Linux.



Jonathan Schwartz, presidente e CEO da Sun, refere que a nova aliança terá impacto no mercado já que, até aqui, as duas empresas concorriam directamente tanto nos segmentos voltados para servidores como no que dizia respeito a sistemas operativos Unix.



Neste sentido, a parceria torna a IBM a maior distribuidora de Solaris, sendo o único grande fabricante, à excepção da Sun, com essa capacidade. Os termos do contrato prevê-se que o suporte ao sistema operativo seja proporcionado pela Sun.




Notícias Relacionadas:

2007-07-31 - Sun fecha ano fiscal com lucros de 329 milhões de dólares

2007-02-23 - Mercado de servidores x86 cresce a ritmo moderado em 2006