Foi ontem anunciada a assinatura de um contrato de outsourcing de parte dos sistemas de informação do Grupo BCP à IBM Portugal, que foi finalizado a 20 de Junho. Durante 10 anos a IBM será responsável pela manutenção e a gestão dos sistemas centrais, mainframe e i-Series, do centro de informática, o hosting de sistemas Unix, assim como da continuidade de operações associadas.



O acordo estava já a ser negociado há meses e a IBM tinha sido seleccionada para a negociação final de entre várias empresas que concorreram a este serviço. O contrato ontem assinado tem o valor de 340 milhões de euros ao longo dos próximos 10 anos, calculando o Grupo BCP que irá obter uma redução de custos com a estrutura de Tecnologias da Informação na ordem dos 25 por cento.



O impacto destas reduções deverá ser sentido já durante este exercício fiscal, segundo informou Jorge Jardim Gonçalves, presidente do conselho de administração do BCP, quando o negócio estava ainda em processo de finalização.



Fora deste contrato de outsourcing ficam os sistemas distribuídos (servidores aplicacionais, redes locais e postos de trabalho), a rede de telecomunicações e o desenvolvimento de aplicações, que continuarão a ser assegurados por departamentos do Grupo BCP.



Apesar da assinatura do contrato, existem ainda pormenores operacionais que continuam em negociação, confirmou ao TeK fonte do Gabinete de Comunicação da IBM. Entre estas questões está a possibilidade de criação de uma empresa formada entre o BCP e a IBM que integrará os funcionários do grupo bancário que actualmente trabalham na área dos sistemas de informação que serão objecto de outsourcing.

Notícias Relacionadas:

2003-06-06 - BCP negoceia acordo de outsourcing de sistemas de informação com IBM