Pela primeira vez na história da IBM em vez de um homem o conselho de administração elegeu uma mulher para o cargo de Presidente. A escolhida foi Virgínia Rometty que acumula assim o cargo de chairman com o de CEO da empresa, função que desempenha desde janeiro deste ano.



Rometty vai entrar em funções no dia 1 de outubro deste ano, sucedendo a Samuel Palmisano que entretanto ocupará o cargo de conselheiro sénior, até se retirar definitivamente da companhia a 1 de dezembro de 2012.



A nova chairman da IBM tornou-se o 9º CEO da empresa após ocupar posições de liderança, nomeadamente no setor de serviços, vendas, estratégia e marketing, refere a companhia num comunicado à imprensa.


Durante o seu percurso profissional na IBM, Rometty liderou a integração da Pricewaterhouse Coopers na big blue, negócio que foi considerado a maior aquisição da história na área dos serviços profissionais.


Citando o comunicado, sob a direção de Palimisano "a IBM transformou o seu portefólio de produtos e serviços, abandonando os negócios na área do consumo, incluindo PCs, impressoras e unidades de disco rígido, e aumentando os investimentos em Analítica, Computação em Nuvem e outros negócios e tecnologias de elevado valor".


Durante o mandato do ainda chairman da empresa como CEO, a IBM gerou mais de 100 mil milhões de dólares (77,332 mil milhões de euros) em valor para os acionistas, números que colocam alta a fasquia para a nova líder.


Segundo a imprensa internacional, se a nova CEO, até 2015, não alcançar o objetivo de ganho operacional de 20 dólares (15,4 euros) por ação, poderá ver a sua liderança ameaçada.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico