A IBM anunciou um programa destinado a todos os seus clientes localizados em mercados onde existe um elevado nível de emissão de carbono. A iniciativa permite que as empresas documentem os níveis de poupança energética conseguidos e troquem esses créditos por dinheiro.



O programa está para já disponível nos Estados Unidos mas deverá ser alargado à europa em 2008. A fabricante norte-americana refere que esta é a primeira vez que uma empresa da indústria oferece este tipo de programa e frisa que apesar de inicialmente a iniciativa estar apenas destinada a mainframes no futuro deverá ser estendida a todas as linhas de servidores e sistemas de armazenamento.



De acordo com a IBM, se o cliente utilizar sistemas de computação distribuída - como servidores x86 - e conseguir consolidá-los em mainframe, vai acabar por conseguir poupar energia. O nível de consumo poupado será calculado pela Neuwing Energy Ventures, através de uma base de dados que serve de referência.



Mais especificamente, a companhia norte-americana afirma que tem a decorrer um programa de consolidação de 3900 sistemas de computação distribuída em 33 mainframes e que irá eventualmente poupar 119 mil megawatts por hora anualmente.



Por megawatt poupado por hora, a IBM garante um certificado à empresa em questão. No final, os certificados seriam avaliados com base nas condições de mercado sendo-lhes atribuído um valor em dinheiro. Por exemplo, no caso da IBM, o valor dos certificados seria aproximadamente de 300 mil dólares a um milhão de dólares, consoante o valor do mercado. Depois de avaliada a certificação, a empresa pode vender esses créditos, se for essa a sua vontade.



A Reuters refere que o programa da IBM foi concebida a pensar nas preocupações ambientais das empresas, já que estas apostam cada vez mais vezes campanhas "verdes".


Notícias Relacionadas:

2007-10-30 - IBM desenvolve novo processo de reciclagem para discos de silício

2007-01-11 - Tecnológicas preocupadas com o ambiente lançam guia myGreenElectronics.org