A IBM está lançar um novo programa de licenciamento destinado a empresas start up que envolve o acesso às suas tecnologias, materializadas num conjunto de 40 mil patentes. A iniciativa, denominada "Ventures in Collaboration" compreende a parceria de entidades de capital de risco no objectivo de "ajudar as start ups a acelerarem o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado", diz a gigante dos computadores num comunicado.
Através do programa as start ups poderão igualmente relacionar-se com a comunidade de programadores da IBM de modo a aceder à tecnologia por detrás das patentes, "estimulando desta forma novos desenvolvimento em redor da propriedade intelectual da IBM já existente", refere-se no mesmo documento.
A IBM terá dois esquemas de licenciamento, estabelecendo condições diferentes para as start ups com receitas abaixo dos 10 milhões de dólares e para empresas que já consigam movimentar maiores montantes.
Ultimamente, a gigante dos computadores tem vindo a fomentar o relacionamento com o sector das start ups, afirmando que o número de parcerias formais que mantém com este tipo de empresas está actualmente nas 950, quando há um ano e meio atrás se situava nas 20.
Em Agosto, a IBM constituiu um painel de capital de risco para incentivar as start ups a aderirem a uma plataforma de desenvolvimento de software livre, onde os programas poderão comunicar uns com os outros e integrar-se em qualquer sistema informático.
Notícias Relacionadas:
2005-10-25 - IBM reforça abertura de patentes para open source nas áreas da educação e saúde
2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários