A IBM está lançar um novo programa de licenciamento destinado a empresas start up que envolve o acesso às suas tecnologias, materializadas num conjunto de 40 mil patentes. A iniciativa, denominada "Ventures in Collaboration" compreende a parceria de entidades de capital de risco no objectivo de "ajudar as start ups a acelerarem o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado", diz a gigante dos computadores num comunicado.



Através do programa as start ups poderão igualmente relacionar-se com a comunidade de programadores da IBM de modo a aceder à tecnologia por detrás das patentes, "estimulando desta forma novos desenvolvimento em redor da propriedade intelectual da IBM já existente", refere-se no mesmo documento.



A IBM terá dois esquemas de licenciamento, estabelecendo condições diferentes para as start ups com receitas abaixo dos 10 milhões de dólares e para empresas que já consigam movimentar maiores montantes.



Ultimamente, a gigante dos computadores tem vindo a fomentar o relacionamento com o sector das start ups, afirmando que o número de parcerias formais que mantém com este tipo de empresas está actualmente nas 950, quando há um ano e meio atrás se situava nas 20.



Em Agosto, a IBM constituiu um painel de capital de risco para incentivar as start ups a aderirem a uma plataforma de desenvolvimento de software livre, onde os programas poderão comunicar uns com os outros e integrar-se em qualquer sistema informático.




Notícias Relacionadas:

2005-10-25 - IBM reforça abertura de patentes para open source nas áreas da educação e saúde

2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.