Quem são as empresas mais inovadoras e que registam mais patentes? Os dados são compilados anualmente pela IFI Claims, que lista os rankings das empresas que registam mais patentes a nível global, ou focadas a nível de mercado. E foi exatamente nos Estados Unidos que houve uma mudança de liderança na empresa que mais submeteu patentes: a IBM perdeu o primeiro lugar em 2022, depois de liderar a tabela durante 29 anos seguidos.

A Samsung foi o primeiro classificado das que mais patentes submeteu nos Estados Unidos, num total de 6.248 registos concedidos à empresa sul-coreana. Já a IBM obteve 4.398 patentes concedidas. A IFI Claims explica que esta mudança na liderança não é uma surpresa, devido a algumas mudanças de paradigma dentro da IBM.

Comparação de patentes Estados Unidos
Comparação de patentes Estados Unidos entre a Samsung e a IBM. Fonte: IFI Claims

Apesar da empresa planear manter-se como um dos maiores contribuintes de patentes tecnológicas, deu prioridade a tecnologias específicas em formas de colaboração e seria mais seletiva daquilo que patenteava (com maior foco em IA e computação quântica). Refere ainda que esta descida, com foco na seleção, aconteceu também em outras gigantes americanas tais como a AT&T, Boeing, Ford, Microsoft e Apple que viram os seus rankings igualmente a descer na tabela.

Segundo explicou Phillip Monteiro, da Inventa, consultora especializada em propriedade intelectual, nos Estados Unidos é possível obter uma patente de um software, que acabam por ser a grande maioria das que a IBM regista no país. Fora deste mercado, em outras jurisdições, as proteções de propriedade para os códigos-fonte do software são concedidas por títulos específicos relacionados com o tema. Se essa regra fosse aplicada nos Estados Unidos, dificilmente a IBM manteria a liderança de registos durante tantos anos.

Top das empresas com mais patentes em 2022
Top das empresas com mais patentes em 2022 nos Estados Unidos. Fonte: IFI Claims

Em outras estatísticas, a IFI Claims diz que houve um total de 417.922 aplicações de patentes, das quais 323.015 foram concedidas. Os Estados Unidos lideram o Top 3 dos países com mais patentes registadas em casa, seguindo-se o Japão e a China. Mas foi este último que registou a maior taxa de crescimento. O número de aplicações de patentes resultou num recorde, anteriormente registado em 2019, mas em queda desde então devido à pandemia. Por outro lado, foram concedidos menos 1,3% patentes face a 2021.

Apesar da liderança na tabela nos Estados Unidos, a nível global é a Panasonic quem é listado no primeiro lugar, com 94.341 patentes, seguindo-se então a Samsung com 92.593 registos, fechando o pódio a Hitachi com 92.573. Esta tabela tem em consideração não apenas as casas-mãe, mas também as respetivas subsidiárias ou empresas associadas das quais tenha maioria das ações.

Top patentes mundial 2022
Top das empresas com mais patentes a nível global. Fonte: IFI Claims