A IBM Global Services apresentou hoje em Portugal o Business Transformation Outsourcing (BTO), reforçando o empenho da empresa na busca de novos clientes nacionais e internacionais a quem pretende prestar serviços de contabilidade e finanças, recursos humanos, compras, costumer relationship e processos específicos de indústrias seleccionadas, em regime de outsourcing. O BTO não é uma nova unidade e fazia já parte do portofólio de serviços da PWC, antes da fusão com a IBM.



José Joaquim Oliveira, presidente da companhia em Portugal explicou que após a fusão foi necessário integrar esta oferta no leque de serviços da nova IBM Global Services, mas que a empresa está agora preparada para alargar o leque de clientes adiantando ainda que existem vários contactos com empresas nacionais e internacionais, nesse sentido.



Em Portugal, a IBM presta serviços de outsourcing de processos a quatro subsidiárias da British Petroleum - em Portugal, França, Espanha e Reino Unido. O acordo com as quatro empresas foi fechado em 2000 e obrigou à escolha de um centro de operações, onde fosse a feita a coordenação de todo o trabalho, por forma a uniformizar processos e optimizar recursos. Esta escolha acabou por recair sobre Portugal, uma decisão a que não foram alheios factores como a proximidade do aeroporto (relativamente à cidade de Lisboa), o facto de 40 por cento da população portuguesa falar inglês como segunda língua e o baixo custo de ocupação dos escritórios, explicou aos jornalistas Russel Hughes director-geral da IBM BTO Portugal.



Nos termos desde acordo, com duração de sete anos e possibilidade de extensão até 10 anos, a BP transferiu para a IBM todas as funções financeiras e de contabilidade. António Comprido, presidente do Conselho de Administração da BP portuguesa explica que os principais objectivos das subsidiárias passavam pela "redução de custos, centralização de serviços num único ponto e sobretudo, standartização de processos".



O responsável português garante que os objectivos foram alcançados e diz que as poupanças de custos atingidas rondaram os 30 a 40 por cento na Europa e cerca de 20 por cento, em Portugal.



A IBM acredita que "a tendência das empresas é cada vez mais centrarem-se no seu core business, passando para terceiros as áreas de negócio menos centrais", avança o presidente da companhia em Portugal.



O Banco Comercial Português e a Portugal Telecom são também clientes da IBM, em regime de outsourcing, mas ao nível dos sistemas de informação.



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