A IBM prepara-se para adquirir a Netezza, uma empresa de software analítico, por 1,70 mil milhões de dólares (cerca de 1,30 mil milhões de euros) em dinheiro, num movimento que representa um reforço da empresa na aposta em investimentos noutras áreas de negócio.

A Netezza, que conta com cerca de 500 funcionários, fornece soluções destinadas a identificar e prever tendências, contando na sua carteira de clientes com nomes como a Estée Lauder, Time Warner, NSY EuroNext ou Virgin Media.

Num comunicado conjunto, as empresas informam ter agora chegado a um acordo definitivo para a aquisição, comprometendo-se a IBM a pagar 27 dólares por título - o que representa um prémio de 9,8 por cento por acção, face aos valores registados à hora de fecho da bolsa, na sexta-feira.

A IBM realçou que as soluções da Natezza facilitam a recolha de informação relevante para as unidades de vendas, desenvolvimento de produtos e recursos humanos, ajudando a "complementar em grande medida" a oferta da empresa nesta área.

O negócio aguarda agora aprovação por parte dos accionistas da empresa de software, mas a IBM estima que este seja concluído até ao final deste ano.