A IBM decidiu retirar as queixas processuais relativas à infracção das suas patentes que mantinha contra SCO, proprietária dos direitos do sistema operativo UNIX. No memorando a Big Blue afirma porém manter a convicção de que a SCO violou os seus direitos, retirando as acusações apenas para acelerar a resolução dos processos judiciais que opõem as duas empresas.
O processo judicial da IBM contra a SCO começou em 2003, com a Big Blue a acusar a empresa do Utah de infringir os seus direitos de propriedade, mas foi encarado como uma resposta ao processo judicial que a empresa de software tinha iniciado contra a gigante norte-americana, relativo aos alegados direitos sobre o Linux. A IBM era já na altura uma das empresas que maior investimento tinha realizado no apoio ao software open source e foi uma das principais vozes críticas contra as tentativas da SCO para cobrar o licenciamento do sistema operativo Linux, alegando que estes planos limitavam o valor do sistema operativo.
O porta-voz da SCO, Blake Stowel, revelou à imprensa norte-americana que a decisão da IBM de retirar as acusações irá acelerar o caso e permitir à empresa fazer as suas próprias alegações.
Embora retire as queixas, a IBM mantém o argumento de que a SCO violou as suas patentes em quatro produtos, nomeadamente o UnixWare, OpenServer, SCO Manager e Reliant. Paralelamente, a empresa continua os processos relativos a oito acusações contra a SCO, que dizem respeito à quebra de contrato e à violação das regras do licenciamento GNU (General Public Licence).
O julgamento do processo de patentes está marcado para Fevereiro de 2007.
Notícias Relacionadas:
2004-03-03 - SCO processa retalhista de peças automóveis por violação de direitos de autor do Unix
2004-01-21 - SCO processa Novell por calúnia sobre direitos de autor relativos ao Unix
2003-09-29 - IBM reforça acusações contra SCO no processo relacionado com direitos de Unix
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários