A IBS anunciou ontem oficialmente a fusão das suas subsidiárias de Portugal e Espanha, que juntamente com a GTM Consultores, deram origem à IBS Ibéria. A estratégia vinha a ser preparada deste o ano passado e a nova organização funciona em pleno desde o início deste ano, segundo explicou Richard Marques, anterior director-geral da IBS Portugal que agora assume cargo idêntico na IBS Ibéria, em conferência de imprensa.



A IBS Ibéria reúne toda a carteira de clientes em Portugal e Espanha numa abordagem de mercado única que visa optimizar recursos e competências, referiu o responsável, mantendo integralmente todo o portfólio de soluções e serviços anteriormente suportados pelas subsidiárias que lhe deram origem.



Richard Marques acrescentou que os resultados do reposicionamento do negócio têm sido "bastante positivos", a par de uma receptividade do mercado "muito boa". "Estávamos num momento em que tínhamos em Portugal um mercado preso num 'colete de forças' e por outro lado, o negócio em Espanha não estava a evoluir da forma esperada", justificou.



A nova empresa manterá em funcionamento os quatro escritórios que mantinham em separado - o de Linda-a-Velha, de Gaia, de Madrid e de Barcelona -, reunindo agora 220 funcionários. Estes recursos humanos serão distribuídos globalmente. "Antes, a equipa espanhola tinha uma equipa com 35 elementos, hoje estão em Espanha cerca de 50 funcionários da IBS Ibéria", referiu Richard Marques.



Considerando a actividade conjunta das duas empresas, o director-geral apresentou igualmente dados financeiros para o ano transacto. O volume de negócios foi de 15,5 milhões de euros, o que reflecte um crescimento de cerca de um por cento face ao ano anterior, mediante as mesmas circunstâncias. Espanha contribuiu em aproximadamente 1,8 milhões de euros para os resultados finais.



Para 2005, as previsões apontam para um crescimento de apenas um dígito. "Atendendo às actuais condições do mercado nacional, e mesmo com os valores proporcionados pelo mercado espanhol, não faz sentido falar em incrementos maiores", justificou Richard Marques.



Notícias Relacionadas:

2004-02-18 - IBS Portugal com vendas de 13,9 milhões de euros em 2003