A IDC Research, tendo como base um recente estudo sobre o crescimento do mercado de conteúdos distribuídos através da rede denominado "IDC's Datacenter Networks", anunciou recentemente que esta indústria atingirá 8 mil milhões de dólares (91, mil milhões de euros ou 1,8 mil milhões de contos) em 2005 e mais de 1,6 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros ou 365 mil milhões de contos) ainda este ano.

De acordo com a IDC, os factores que contribuirão para o crescimento da indústria de conteúdos online, passarão pela satisfação das necessidades dos utilizadores cada vez maiores de streaming media, de funcionalidades de rede, de equipamentos de fornecedores de serviços, de aluguer de espaço nos servidores Web, de redes wireless, de redes privadas virtuais (Virtual Private Network - VPN) e de soluções de voz sobre IP.

Também a hospedagem Web e as redes de fornecimento de serviços de distribuição de conteúdos que foram as actividades pioneiras, em 2000 e em 2001, fomentarão a procura de equipamento hardware e software de rede, por parte das empresas.

A IDC Research considera que são os Estados Unidos que continuarão a dominar o mercado de conteúdos distribuídos através da rede, atingindo os 57 por cento do mercado mundial. Será também aquele país que manterá o domínio até 2005, com uma quota de mercado que poderá rondar os 52 por cento, daqui a quatro anos.

As regiões com maior propensão para o crescimento deste mercado serão a Ásia e o Pacifico, que partirão de uma quota de mercado de cerca de 12 por cento em 2001 para cerca de 18 por cento em 2005.


Lucinda Borovick, directora daquele programa de pesquisa da IDC justificou que "o mercado da indústria de conteúdos terá em conta as necessidades dos consumidores, a disponibilidade e segurança das aplicações baseadas na Web e aumentará consoante a venda de equipamentos nas empresas".



Notícias relacionadas:

2001-06-07 - IDC revê em baixa previsões para 2001 das vendas de PCs nos EUA

2001-06-12 - Tecnologias de Informação em Portugal crescem 11,4 por cento até 2004

2001-02-21 - Portais corporativos norte-americanos aumentam até final do ano