Depois de dois dias reservados à imprensa onde muitas marcas aproveitaram para apresentar as suas novidades, abre hoje oficialmente as portas a IFA 2023 em Berlim, que a organização garante que está lotada. São mais de 2 mil empresas de 48 países num espaço onde coexistem as grandes marcas de consumo mas também a área de B2B dos componentes, com a IFA Global Markets a regressar ao espaço principal.

A feira assinala nesta edição 99 anos de vida e um dos grandes temas continua a ser a vida conectada, e a necessidade de estabelecer ligação entre todos os equipamentos que fazem parte da vida digital, mas a Inteligência Artificial, a robótica e a sustentabilidade ganham mais espaço na agenda e também na exposição.

Oliver Merlin, diretor executivo da IFA Management sublinha que é importante voltar a uma feira em plena capacidade e que isso demonstra o poder do sector. Os últimos meses não têm sido fáceis para a indústria que depois de anos de crescimento excecional com a pandemia de COVID-19 se ressentiu de uma quebra da procura e dos efeitos da guerra na Ucrânia. A inflação e a crise energética também afetaram os consumidores e os dados mais recentes mostram uma quebra de 6,9% face ao ano anterior, mesmo com valores que estão acima de 2019.

A expectativa é que até ao final do ano, com os meses chave de venda de eletrónica e a aproximação do Natal, o sector recupere em número e valor, aproveitando também a Black Friday, Cyber Monday e o Dia dos Solteiros no mercado asiático.

Este ano a Honor e a Hisense têm destaque na IFA, com keynotes na conferência, aprofundando a sua aposta na Europa e mostrando os novos produtos de TV e de smartphones dobráveis, respetivamente. Várias empresas voltam também à feira, como AEG/Electrolux, Beko/Grundig, Bosch, Fitbit, Haier, Hama, Jura, Kärcher, LG Electronics, Liebherr, Loewe, Metz, Miele, Panasonic, Samsung, Sharp, Siemens, TCL, Thomson e Vestel. Este ano a organização diz que a SpaceX e a Tesla se estreiam na feira, mas não é claro qual será o tipo de presença.

Aberta ao público, a feira tem uma mistura curiosa entre visitantes profissionais, jovens e de escolas e famílias, que estão à procura das novidades para a casa e dos brindes, visitando a IFA também pelas atividades paralelas, como concertos.

Entre os pavilhões que têm dois níveis de exposição há espaços específicos para a sustentabilidade, como a Vila Sustentável e a casa da Vida Inteligente, a House of Smart Living e a casa dos Robots.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2023 e pode seguir tudo aqui.