A Índia está em primeiro lugar na lista de países exportadores de tecnologias da informação, passando à frente dos Estados Unidos e da Irlanda garantindo 20 por cento das exportações a nível mundial, indica um relatório da Organização das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Os serviços são responsáveis pela maior fatia destas exportações, principalmente na área de outsourcing.



Muitas das grande empresas têm dirigido para a Índia e outros países asiáticos uma parte dos seus serviços de desenvolvimento de software, investigação e desenvolvimento ou mesmo telemarketing.



De acordo com os dados do mesmo relatório, citados pela agência Lusa, na última década a Índia tornou-se um país modelo na exportação de serviços, tendo a sua participação mundial passado de 0,6 por cento em 1990 para 1,2 por cento em 2001.



A tendência das empresas de deslocalizarem os serviços para países onde a mão-de-obra é mais barata tem levantado bastante polémica nos Estados Unidos, onde grande parte das empresas de TI já recorre a este processo. O representante da Índia nas Nações Unidas defendeu porém recentemente que o outsourcing de processos de negócio (Business process outsourcing - BPO) contribui para o desenvolvimento global e é vantajoso quer para os países desenvolvidos quer para os que estão em vias de desenvolvimento.



Ainda no mês de Junho a Unctad lançou uma parceria para o desenvolvimento das TIC, que pretende criar estratégias concretas para melhorar a utilização e o acesso a aplicações de ferramentas de comunicação que permita a melhoria da competitividade económica nos países em desenvolvimento.

Notícias Relacionadas:

2004-01-08 - TIs americanas defendem outsourcing em nome da competitividade mundial

2003-12-27 - Transferência de emprego para China e Índia agitam Estados Unidos

3003-11-25 - Comércio electrónico avança nas economias emergentes